Em cerimônia no ABC paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje a fazer críticas à falta de investimento na educação e citou como exemplo o Estado de São Paulo. “O Brasil ficou muito tempo sem investir em universidades. Só para vocês terem uma idéia, São Paulo, que é o Estado mais rico da Nação, 85% dos jovens que estudam em universidades, estão em escolas privadas. Só 15% estão em universidades públicas”, disse Lula ao inaugurar nova etapa de cursos profissionalizantes do Consócio Social da Juventude em Santo André.
» Alckmin compara Lula a personagem humorístico
Ontem, críticas de Lula à educação em São Paulo renderam troca de acusações entre ele e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato à Presidência. Dirigindo-se à platéia de jovens recém-contratados pela Petrobras, Lula afirmou que foi “premeditado” o abandono do ensino público no Estado paulista. Alckmin respondeu em nota de repúdio que o presidente “precisa parar com o seu estilo Rolando Lero habitual, principalmente no debate da educação, que é um assunto extremamente sério”.
Rolando Lero era um personagem do programa humorístico A Escolhinha do Professor Raimundo, da TV Globo, cuja marca era tentar “enrolar” o professor, pois não sabia responder a perguntas.
No evento de hoje em Santo André, o presidente voltou a defender a tese de que muitos criminosos são vítimas da falta de políticas para a juventude na década de 80. “Esses meninos que voces vêem sendo presos na Febem, nas penitenciárias, são resultado da década perdida. De quando não investimos. Se um político quiser falar que vocês são o futuro da nação, precisamos investir em vocês agora”, disse Lula.
Ele enumerou várias ações na área de educação durante o seu discurso e defendeu que seu governo foi o que mais investiu na criação de universidades. “Não chegamos ainda a quatro anos de governo e vocês podem ver quem fez mais. Já fizemos quatro universidades e transformamos seis faculdades em universidades. Estamos levando as universidades para o interior”, disse o presidente.
Falando a uma platéia formada por jovens, Lula ainda criticou a política federal do governo Fernando Henrique para as escolas técnicas. “Em 1998, alguém tomou a decisão que o governo federal não tinha mais que se preocupar com as escolas técnicas. Uma bobagem”, disse ele.
O Consócio Social da Juventude faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Redação Terra
Lula volta a criticar educação em São Paulo
None
Política
Política
Política
Política
Política