O relatório final da CPI dos Bingos deverá propor a regulamentação dos jogos no país. A cinco dias de apresentar o texto, o relator da CPI, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), antecipou ontem que vai sugerir a liberação do funcionamento dos bingos.
» Relator nega que irá propor regulamentação de bingos
“Sou favorável à regulamentação sob fiscalização rigorosa”, declarou Garibaldi Alves, segundo o jornal Folha de S. Paulo. “Concluímos que há mais margem para sonegação de impostos do que para lavagem de dinheiro”, afirmou o relator da comissão.
O senador optou por não detalhar o modelo de atuação dos bingos no relatório final da CPI. O projeto deverá ser consolidado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, atualmente presidida pelo presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE).
A proposta da realização de um referendo ou plebiscito sobre a questão, que vinha sendo estudada pelo relator, foi descartada por causa do resultado de uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Senado. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram ter interesse no jogo. A partir deste fato, o relator concluiu que o baixo nível de interesse popular pela atividade desaconselharia a consulta à população.
A pesquisa, encomendada pela CPI dos Bingos, ouviu 1.072 eleitores em 111 municípios sorteados entre todos os Estados do país. Destes, 70% disseram que concordam com a regulamentação do jogo, desde que seja definido um espaço reservado (como uma cidade, por exemplo). Detalhes do resultado deverão ser divulgados junto com o relatório final, na quarta-feira.
Redação Terra
Relator da CPI dos Bingos deve propor liberação do jogo
None
Política
Política
Política
Política
Política