Vitrine de novas fontes de energia limpas com foco no setor automobilístico, o Michelin Challenge Bibendum chega à sua 7ª edição entre os dias 8 e 12 de junho, em Paris. Esse ano, o evento promovido pela fabricante de pneus Michelin contará com a participação de montadoras como Mercedes-Benz, Ford, Nissan, Toyota, Lexus, Honda, Citroën, Peugeot, General Motors, BMW, Audi, Volvo, Fiat e Renaut.
Entre os principais destaques dessa edição estão os veículos elétricos, híbridos, movidos a célula de energia e até mesmo a hidrogênio. O encontro também contará com o já tradicional Rally Michelin, competição que acontece no último dia da programação entre modelos movidos a diesel e combustíveis renováveis.
O evento contará com a presença de modelos Mercedes-Benz Classe A e Citaro, Opel Zafira e Ford Focus FCV equipados com propulsores movidos a célula de combustível. A tecnologia utiliza hidrogênio e nitrogênio para gerar energia elétrica em um processo que emite apenas vapor d’água. A última geração desse sistema é menor e mais eficiente com a utilização de hidrogênio de 700 bars, o que permite melhor desempenho, aliado a uma maior autonomia. É o caso de protótipos Nissan X-Trail e Mercedes Classe A, que estarão no evento.
O conceito de propulsão híbrida também conta com inovações: os chamados micro-híbridos, desenvolvidos pelas empresas Valeo, Citroën (presente no compacto C2) e Ford (no Fiesta). A tecnologia híbrida também está sendo aplicada em veículos a diesel pelas montadoras Peugeot (307 Hdi), Citroën (C4 Hdi) e Smart (Smart Cdi), e deve ser aproveitada em modelos 4×4, nos Estados Unidos, como o Ford Escape e o Saturn Vue – o primeiro resultado de uma parceria entre a DaimlerChrysler, a General Motors e a BMW. Ainda no campo dos sistemas híbridos estão sendo pesquisados combustíveis alternativos que tiveram como base o Toyota Prius.
Os motores a diesel também prometem confirmar sua capacidade em alcançar as normas de emissões Euro 5, que ainda em fase de estudos. Eles serão expostos em protótipos Mercedes Bionic, Audi Q7, Toyota Avensis e Volvo S40. A Bosch, por sua vez, pretende demonstrar como um sistema desenvolvido inicialmente para o diesel vem sendo aplicado em motores a gasolina, por meio da utilização de injeção direta de combustível de alta pressão.
Modelos biocombustíveis também serão apresentados pelas empresas Ford, Saab, Volvo e Magneti Marelli. A aposta da Volvo é o protótipo Multi-Fuel, que funciona com cinco tipos de combustível: bioetanol E85 (85% de etanol e 15% de gasolina), metano na forma de gás natural ou de biometano, gasolina e o chamado hythane – uma mistura de 10% de hidrogênio e 90% de metano. Segundo a montadora, o Multi-Fuel tem motor equipado com turbocompressor capaz de gerar 200 cv de potência, que atende virtualmente todos os padrões conhecidos de emissões do mundo.
Outra tecnologia “limpa” está presente no veículo movido a energia solar Aurora. Além disso, a Siemens VDO apresentará um sistema de direção que melhora a eficiência do combustível. A Renault Trucks mostrará um caminhão de entregas elétrico de cinco toneladas e um caminhão de lixo movido a gás natural veicular (GNV), que possuem níveis reduzidos de barulho e emissões.
Serão expostos também o Fiat Siena ELX 1.4 Tetrafuel, que pode ser abastecido com álcool, gasolina “comum” (misturada com álcool, como é vendida no Brasil), GNV (gás natural veicular) ou gasolina sem álcool; e a picape Fiat Strada Trekking 1.4 Flex. Ambos são projetos brasileiros, frutos de pesquisas da Magneti Marelli voltadas para modelos com maior desempenho e economia e menores índices de emissões. Segundo a Fiat, o carro será lançado no Brasil em junho.
fonte: Carsale
Paris será palco de veículos ecológicos
Vitrine de novas fontes de energia limpas com foco no setor automobilístico, o Michelin Challenge Bibendum chega à sua 7ª edição entre os dias 8 e 12 de junho,
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