A Itaipu Binacional considerou “raro, mas previsível” o acidente ocorrido na usina neste final de semana. Por volta das 17 horas de sábado, um defeito na bucha, peça que conecta os condutores de energia ao transformador da Unidade Geradora 10, provocou um princípio de incêndio, rapidamente debelado.
Os seis funcionários de empresas contratadas por Itaipu (Consórcio Ceitaipu, que constrói as duas novas unidades geradoras) que estavam nas proximidades do local do acidente e ficaram feridos foram encaminhados ao Hospital Costa Cavalcanti, onde receberam pronto atendimento. Quatro já foram liberados e os outros dois continuam internados em observação, com ferimentos leves, sem qualquer risco.
Seguro
Segundo a Assessoria de Comunicação Social, o transformador passou por manutenção periódica recentemente, assim como a unidade geradora. O equipamento danificado, que tinha mais de 20 anos, estava no seguro e a hidrelétrica vai acionar a seguradora responsável. Em nota divulgada à imprensa, a empresa informou que mantém transformadores de reserva para eventuais substituições, como esta.
De acordo com a assessoria, a Unidade 10 foi isolada e deve retomar as operações após a substituição da peça afetada, em um período de sete a dez dias. Não houve qualquer alteração na produção de energia elétrica de Itaipu para o Brasil e o Paraguai
Agência Brasil
Itaipu: explosão em transformador era ‘previsível’
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil