O artesanato sergipano está fazendo um grande sucesso no Salão do Turismo, evento realizado em São Paulo que reúne todos os estados brasileiros expondo suas potencialidades turísticas. Até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou as peças do artesão Tonho Gomes, de Itaporanga D’ajuda, que confecciona móveis rústicos.
Em apenas meia hora de exposição, o lote de móveis rústicos elogiado pelo presidente foi arrematado por R$ 4 mil por um empresário e deverá fazer parte do mais novo patrimônio do presidente do Brasil. Mas o sucesso não se resumiu à visita presidencial e do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, ao estande sergipano.
Outras peças expostas no espaço Vitrine Brasil, sob a coordenação das Secretarias do Trabalho e do Combate à Pobreza e do Sebrae, também estão sendo bastante procuradas desde a última sexta-feira, 02, quando se iniciou o evento, no Expor Center Norte.
Tapeçarias, peças em cerâmica de Itabaianinha e Santana do São Francisco, bonecos de panos do bairro Santa Maria (Aracaju), bordados de Divina Pastora e Japaratuba, trabalhos em coco, adereços e adornos, bolsas trabalhadas em palha, redes, pinturas em tela e cerâmica e santeiros, são algumas das obras que se tornam um diferencial na maior feira de turismo do país. “Quase todas estão vendidas”, informa a coordenadora do estande do artesanato sergipano, Simone Montes Vasconcelos.
Renda Irlandesa – Já no espaço Moda Brasil, onde são expostos roupas de todos os estados brasileiros, Sergipe roubou a cena com um trabalho inusitado do artista Altair Santo. Ele confeccionou um vestido em tonalidade ‘goiaba’, todo trabalhado em renda Irlandesa, fato que despertou a atenção dos organizadores do evento e dos mais de 30 mil visitantes do salão diariamente.
“Na verdade, esta disposição do governo João Alves Filho para tornar Sergipe um produto cada vez mais turístico, vai desde a nossa participação em feira e eventos do turismo, com a mesma pujança para mostrar nossas belezas naturais, cultura, artesanato e variedade gastronômica”, realça o secretário de Turismo, Max Andrade.
O Salão de Turismo do Brasil se estende até terça-feira, 06, sendo cortejado todos os dias por agentes de viagens, operadores de turismo, profissionais de imprensa especializados na área, estudantes e professores dos cursos de turismo. Nesses encontros são realizados negócios entre os variados ramos do turismo, com o objetivo de descobrir novas rotas e roteiros turísticos.
Fonte: Secom SE
Artesanato sergipano faz sucesso em Salão de Turismo em São Paulo
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano