Dez pessoas ficaram feridas e dezenas foram detidas quando alguns romenos, tentando interromper uma marcha pelos direitos dos gays, entraram em confronto com a tropa de choque na capital do país no sábado, disse a polícia.
Centenas de ativistas desfilaram pelo centro de Bucareste em protesto contra a discriminação na sociedade conservadora deste país do leste europeu, pedindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas a parada foi interrompida por mais de uma centena de protestantes, que atiraram ovos, pedras e garrafas de plástico nos ativistas, que foram protegidos pela polícia.
Alguns dos protestantes, incluindo freiras ortodoxas e um padre, carregavam cruzes e gritavam que a “Romênia não precisa de vocês”. Alguns deles entraram em confronto com a polícia, que disparou gás lacrimogêneo e usou cacetetes para mantê-los à distância. Cinquenta e uma pessoas foram detidas.
“A Romênia tem problemas em aceitar qualquer minoria”, disse Octav Popescu, um dos organizadores da parada à Realitatea TV.
A homossexualidade é legal na Romênia, que espera ingressar na União Européia em 2007, mas a maioria do povo aceita a visão da Igreja ortodoxa de que o homossexualismo é um pecado e uma doença.
Reuters
Termina em pancadaria marcha gay na Romênia
Dez pessoas ficaram feridas e dezenas foram detidas quando alguns romenos, tentando interromper uma marcha pelos direitos dos gays, entraram em confronto com a
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo