Nove partidos já marcaram suas convenções nacionais que irão referendar os nomes de seus candidatos à Presidência da República, à vice-presidência, ou definir apoios. O primeiro a realizar o evento será o PSDB.
Os tucanos se reúnem no próximo domingo para lançar oficialmente o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) à sucessão presidencial. O PMDB ainda briga na Justiça, mas a ala oposicionista conseguiu marcar também para domingo a convenção do partido. Os governistas querem adiar a convenção para o dia 29. Se for mantido, o evento deverá ocorrer em Brasília.
No dia 14, o PFL fará sua convenção para indicar o senador José Jorge (PE) candidato a vice na chapa de Alckmin. Ao contrário dos tucanos, que decidiram investir na convenção, alugando o Centro de Exposição ExpoMinas, os pefelistas optaram por economizar e marcaram o encontro para o auditório Petrônio Portela, do Senado Federal.
Segundo fontes do PFL, a campanha deste ano pedirá economia de todos os partidos. Não só pela cobrança do eleitorado decepcionado com o caixa dois do PT, mas também pelas dificuldades que as denúncias do mensalão trouxeram para a arrecadação de recursos.
No dia 14, o PC do B também fará a sua convenção nacional para oficializar o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A convenção do PT só acontecerá no dia 24, data em que Lula pretende anunciar sua candidatura à reeleição, mas o PC do B vai anunciar o apoio antes disso. A reunião do PC do B será em Brasília em local ainda não definido.
Apoios
O PPS fará sua convenção no dia 16, no Rio de Janeiro, em local não definido. O partido irá definir na ocasião se irá apoiar a candidatura do tucano Geraldo Alckmin ao Planalto. A tendência é que o apoio seja apenas informal.
No dia 19, o PDT se reúne também no Rio de Janeiro. O partido deverá formalizar a candidatura do senador Cristovam Buarque (DF) à Presidência da República, mas ainda há uma corrente no PDT que é contrário à candidatura própria e defende o apoio ao presidente Lula. O local da convenção ainda não foi decidido.
O PT faz sua convenção no dia 24, data em que se comemora o Dia de São João. Por causa disso, o partido aproveita para arrecadar recursos com o “forró do Lula”, que, segundo um dirigente, dará o ponta-pé-inicial na candidatura à reeleição do presidente.
O evento será no Minas Tênis Clube, de Brasília, e deve reunir cerca de 5.000 pessoas. O PT vai aproveitar a ocasião para arrecadar recursos. A entrada para o forró será cobrada: R$ 200 a mesa e R$ 20 a pista.
A candidatura da senadora Heloísa Helena (AL) à Presidência será oficializada na convenção do PSOL dia 26 em Maceió.
A última convenção deverá ser a do PSB, marcada para 28. Pela legislação eleitoral o último dia para que os partidos definam suas situações é 29 de junho. O PSB decidiu empurrar o encontro devido a problemas internos. A direção do partido quer apoiar a candidatura de Lula formalmente, mas ainda há uma ala contrária que prefere uma aliança branca.
Os partidos que não tiverem candidatos e que não irão apoiar um nome de outra legenda estão desobrigados de realizar as convenções.
Fonte: Folha Online
Começa a maratona de convenções partidárias; PSDB se reúne no domingo
None
Política
Política
Política
Política
Política