O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz hoje mais uma tentativa de atrair o apoio do PMDB para a sua candidatura à reeleição. Ele convidou os principais interlocutores do chamado grupo governista do partido para um jantar na residência oficial da Granja do Torto.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já confirmou presença. O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), não foi convidado, o que tira o caráter institucional da conversa. O encontro deve ocorrer às 20h.
Lula já sinalizou que se não conseguir o apoio formal do PMDB para o primeiro ou segundo turno das eleições, quer pelo menos selar uma aliança para viabilizar o apoio do partido ao seu eventual segundo mandato e dessa forma garantir a governabilidade.
Lula tem optado por dialogar com correntes do PMDB. Temer já foi procurado, mas não pelo presidente. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, esteve na casa do peemedebista, no último mês, como interlocutor do presidente Lula. Na ocasião, Genro ofereceu pela primeira vez a vaga de vice na chapa do petista ao partido. O presidente do PMDB trabalha para que o partido fique livre nas eleições de outubro, o que facilitaria alianças estaduais.
O presidente decidiu receber os governistas na Granja do Torto para evitar novos ataques da oposição. Na última semana, Lula convidou o presidente do PMDB em São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia, para uma conversa no Palácio do Planalto em que voltou a ofereceu a vaga de vice na sua chapa à reeleição para o partido.
Líderes do PSDB e PFL acusaram Lula de ter ferido a legislação ao usar o gabinete presidencial para tratar da sua campanha. Apesar de todos os movimentos, Lula até agora não anunciou oficialmente se é candidato. Sua candidatura deve ser formalizada na convenção do PT, marcada para o dia 24, em Brasília (DF).
Fonte: Folha Online
Lula recebe governistas do PMDB em jantar na Granja do Torto
None
Política
Política
Política
Política
Política