Política

Para OAB, Lula usou teoria do “nada sei” para se proteger

None

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Roberto Busato, disse nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou o “nada sei” –numa referência às respostas dadas pelo presidente sobre as denúncias do mensalão– para se proteger.

Busato entregou nesta manhã à Procuradoria-Geral da República o pedido de notícia-crime contra o presidente. O objetivo é fazer com que o órgão aprofunde as investigações sobre o suposto envolvimento de Lula no escândalo do mensalão.

“Ele tendo se protegido dessa forma deixou a população brasileira muito insatisfeita com relação ao entendimento exato sobre o que o presidente da República sabia e o que não sabia”, afirmou Busato.

Caberá ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, decidir se aceita ou não o pedido da OAB e abrir uma denúncia contra o presidente.

Impeachment

A Ordem decidiu tomar essa medida no dia 8 de maio, após rejeitar um parecer que recomendava à entidade apoiar o pedido de impeachment do presidente Lula. Entre os que se pronunciaram contra o pedido de impeachment, a avaliação era que não havia um clamor na sociedade pelo afastamento do presidente Lula, tampouco clima político.

A entidade vai encaminhar ao procurador-geral todos os elementos considerados no parecer sobre o impeachment de Lula. O conselheiro Sérgio Ferraz, que foi o relator do parecer, sustentou que não havia como desvincular o presidente Lula das denúncias do Ministério Público Federal de que uma ‘organização criminosa’ agia dentro do governo.

Busato negou que a OAB tenha sido usada como massa de manobra da oposição no exame do impeachment do presidente. “Este é um ato que pode ter alguma implicação política, mas isso é inevitável”, afirmou o presidente da entidade. “Mas não queremos, de forma alguma, que a Ordem seja acusada de ser palanque eleitoral para a oposição ou para o governo federal.”

Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

PRD e Solidariedade oficializam apoio a Hugo Motta; paraibano consolida aliança com 14 dos 20 partidos com representantes na Câmara

2

Política

Diego Tavares analisa possibilidade de Cícero Lucena disputar Governo da Paraíba em 2026: “natural que especulem”

3

Política

Cícero Lucena antecipa que Prefeitura fará cálculo para analisar aumento de salário aos servidores de João Pessoa: “para todos”

4

Política

Cícero Lucena defende que João Azevêdo dispute o Senado em 2026: “levar experiência para Brasília”

5

Política

Mulher morre após ser atropelada na BR-101, em Mamanguape