O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará no município cearense de Missão Velha nesta terça-feira para assistir ao início das obras de construção da Ferrovia Transnordestina.
A ação faz parte do pacote de R$ 4,5 bilhões que tornará possível, ao longo de três anos, a execução de obras que vão ligar o traçado da atual CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste) às regiões produtoras de grãos no sudeste do Piauí e do Maranhão e no oeste da Bahia.
A estrada de ferro de 1.800 km de extensão ligará os portos marítimos de Suape (PE) e Pecém (CE) às novas fronteiras agrícolas do país, pelo sudeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. O objetivo é tornar a ferrovia um negócio rentável.
O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, informou que a ferrovia será concluída em, no máximo, três anos e que a expectativa do governo é transportar até 15 milhões de toneladas de soja e derivados até 2010.
O governo estima que, nos 36 meses de duração da obra, sejam criados 70 mil novos empregos diretos e indiretos.
A CFN investirá R$ 1 bilhão em recursos próprios. O restante do valor da obra será custeado pelo Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste) e Fdne (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).
Fonte: Folha Online
Lula participa amanhã do início das obras da Transnordestina
None
Política
Política
Política
Política
Política