Oito supostos militantes islâmicos morreram em um confronto com as forças de segurança indianas quando atravessavam a Linha de Controle que divide Paquistão e Índia, informaram hoje fontes militares indianas.
O confronto aconteceu ontem à noite no distrito de Kupwara, no estado da Caxemira (norte da Índia), quando 12 rebeldes fortemente armados tentavam infiltrar-se no território indiano, segundo a agência indiana “PTI”.
Os corpos dos oito militantes foram recuperados hoje pelas tropas indianas, que continuam buscando o demais insurgentes.
Em várias ocasiões, a Índia acusou o Paquistão de treinar e armar os rebeldes caxemirianos para que cruzem para o outro lado da fronteira, mas Islamabad nega essas alegações e assegura que faz o que pode para evitar as infiltrações.
A região himalaica da Caxemira, de maioria de população muçulmana, é disputada por Índia e Paquistão desde a partilha de ambos os Estados, em 1947, após a independência indiana do Reino Unido.
Desde 1989, grupos terroristas atuam na área da Caxemira sob controle da Índia para conseguir a independência desta região e, segundo números do Governo de Nova Délhi, mais de 45 mil pessoas morreram desde então devido à violência na área.
EFE
Oito militantes muçulmanos morrem em confrontos na Caxemira
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo