Em luta por uma vaga na libertadores, o Cruzeiro deu um importante passo neste domingo ao superar o Vasco por 2 a 1, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e chegar aos 49 pontos, um a menos que o rival carioca, colocação próxima à zona de classificação à Libertadores.
Os mineiros de quebra entregaram um presente de grego ao técnico vascaíno Renato Gaúcho, que completou no Mineirão 100 jogos à frente da equipe caricoa. O Vasco sofreu sua segunda derrota seguida fora de casa, mas segue na briga pelo mesmo objetivo do que a equipe da Toca da Raposa.
A partida no Mineirão começou com um melhor toque de bola do Cruzeiro, que teve uma boa chance logo no início com Diego. Aos 13min, os mineiros foram recompensados: depois de um bate-rebate na área, a bola sobrou para o zagueiro André Luís, que chutou colocado e abriu o placar.
A partir daí, o Vasco reagiu e passou a pressionar o Cruzeiro. A melhor chance dos cariocas foi logo um minuto depois: Thiago Maciel chutou cruzado, mas Jean furou dentro da pequena área e perdeu grande oportunidade. O mesmo Jean continuou aprontando e ainda teve uma chance no final, mas voltou a desperdiçar.
Na segunda etapa, o Vasco nem teve tempo de continuar ameaçando. O atacante Diego arriscou de fora da área logo no primeiro minuto e o goleiro Cássio falhou, deixando o Cruzeiro abrir 2 a 0 no placar.
O Vasco pareceu sentir o golpe e passou apenas a se defender. Diego, autor do segundo gol, recebeu livre na entrada da área e bateu colocado, mas a bola caprichosamente bateu no travessão.
O técnico vascaíno Renato Gaúcho, sentindo que o Vasco havia se perdido, sacou Andrade do time e pôs o baixinho Madson. O jovem jogador entrou e logo pôs fogo no jogo: aos 20min, ele chegou com velocidade pela esquerda e cruzou na cabeça de Ramon, que apenas tocou para a redes vazia, diminuindo o placar.
O jogo voltou a ficar equilibrado, com o Cruzeiro bem fechado atrás e se aproveitando dos contra-ataques. O Vasco, mesmo com maior posse de bola, continuava esbarrando na retranca mineira. Diego, de fora da área, ainda tentou, mas Fábio espalmou e segurou a importante vitória do Cruzeiro no Mineirão.
Na próxima quarta-feira, o Vasco receberá o Paraná em São Januário, às 19h30 (de Brasília). Já o Cruzeiro terá um confronto teoricamente mais fácil: na quinta-feira, enfrentará o virtualmente rebaixado Santa Cruz, em Recife.
Redação Terra