Movimento tranqüilo durante todo o domingo (5) no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux. Embarques e desembarques sem alterações, apenas um atraso de meia hora em um dos vôos da TAM, no período da tarde.
Segundo a avaliação de Silvio Neto Oliveira, ouvidor da Infraero na Paraíba, a previsão para este final de noite e a madrugada também é de tranqüilidade, sem maiores problemas. Na programação, um vôo da BRA chega às 22h45, e na madrugada serão mais duas aeronaves da TAM e uma da companhia aérea Gol.
Ainda segundo Silvio Neto, apesar da aparente normalidade, “fica difícil prever realmente qual será a movimentação nas próximas horas”, o que depende do fluxo gerado no aeroporto de Brasília. As notícias são acompanhadas pela mídia.
No caso de dúvidas, reclamações ou maiores esclarecimentos em relação aos vôos aqui no Aeroporto Castro Pinto, além dos balcões das companhias aéreas, o passageiro pode também procurar o balcão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Saiba o que fazer se o seu vôo atrasou
A Infraero instrui os passageiros que enfrentam atrasos com vôos a procurarem as companhias aéreas, que têm a obrigação de oferecer opções como troca de aeronave e hotel. Saiba o que fazer.
Atitude imediata
Em caso de cancelamento ou atraso do vôo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário vai avaliar o tempo de atraso e disponibilizará o que for preciso, remanejamento do passageiro para outro vôo, alimentação e hotel, por exemplo.
Atraso de até 4 horas
De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro vôo, pedir endosso ou reembolso da passagem.
Atraso de mais de 4 horas
Para os passageiros que decidirem viajar em outro vôo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.
Direitos do consumidor
Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Confira os números:
João Pessoa – 3218.6959
SP – 151
MG – 295-3366
RJ – 1512
ES – 3381-6222
RS – 151
BA – 321-4228
Brasília – 3212-1500
O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que os passageiros devem encaminhar as reclamações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou para a ouvidoria da Infraero. Confira os sites: www.infraero.gov.br/ e http://www.anac.gov.br/
Aeroportos
Passageiros com dúvida a respeito de seus vôos ou de familiares e amigos podem entrar em contato diretamente com os aeroportos e solicitar informações. Confira abaixo os telefones de alguns dos principais aeroportos do País.
– Castro Pinto (PB) – (83) 3232.1200
– Congonhas (SP) – (11) 5090-9000
– Guarulhos (SP) – (11) 6445-2945
– Santos Dumont (RJ) – (21) 3814-7070
– Galeão (RJ) – (21) 3398-5050
– Salgado Filho (RS) – (51) 3358-2000
– Tancredo Neves (MG) – (31) 3689-2700
– Aeroporto de Vitória (ES) – (27) 3083-6300
– Juscelino Kubitschek (DF) – (61) 3364-9000
– Eduardo Gomes-Manaus (AM) – (92) 3652-1210
– Guararapes-Gilberto Freyre (PE) – (81) 3464-4188
– Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) – (71) 3204-1010
– Aeroporto de Goiânia (GO) – (62) 3265-1500
Confira o contato das principais empresas:
» Gol: 0800-2800465
www.voegol.com.br
» TAM: 0800-5705700
www.tam.com.br
» BRA: (11) 6445-4310/ 3107-5454 ou (21) 3398-4100
www.voebra.com.br
» Varig: (11) 4003-7000
www.varig.com.br
» Ocean Air: 4004-4040 (nas principais capitais) ou 0300-7898160
http://www.oceanair.com.br
Redação
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