Este ano várias instituições de ensino e pesquisa realizaram homenagem a Luiz Beltrão, pioneiro nos estudos sobre os fenômenos comunicacionais nas universidades brasileiras.
Fundou o Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM), primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos e, em 1963, criou Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação da Universidade Católica de Pernambuco. Luiz Beltrão tornou-se o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil, pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 1967, e sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, no âmbito do jornalismo e da comunicação de massa.
Para participar da celebração do ano dedicado ao comunicólogo, a Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, através do Departamento de Comunicação e Turismo (DecomTur), realiza nos dias 23 e 24 de novembro o Seminário “O pensamento comunicacional de Luiz Beltrão no ensino da comunicação no Brasil: sua presença na Paraíba”. O evento também comemora os 30 anos do I Encontro de Folclore da Paraíba, realizado em outubro de 1976, na cidade de Pombal, que contou com a participação de Luiz Beltrão.
O evento, que acontecerá no Auditório da Reitoria, visa entre outras coisas fomentar as atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão de professores e alunos dos referidos cursos, além de refletir sobre a importância do pensamento comunicacional de Luiz Beltrão no ensino da comunicação no Brasil, no Nordeste e especialmente na Paraíba.
Programação
A solenidade de abertura está prevista para as 19h seguida da conferência Celebração dos 30 anos do I Encontro de Folclore da Paraíba na Cidade de Pombal, com o ex Pró-Reitor da UFPB, professor Iveraldo Lucena da Costa. Ainda haverá uma exposição fotográfica, exibição do filme Festa do Rosário de Pombal, documentário produzido pela UFPB, em 1976, além de uma homenagem aos professores, pesquisadores e agentes populares que participantes do Encontro de Folclore, realizado na cidade de Pombal em 1976.
A programação da sexta-feira (24) tem início às 9h, com a conferência O Pensamento Comunicacional de Luiz Beltrão: das raízes nordestinas às matrizes internacionais, a cargo do professor José Marques de Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Às 10h30, haverá uma mesa-redonda com o professor Roberto Benjamin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sobre A folkcomunicação no contexto da sociedade midiatizada.
As atividades serão retomadas a partir das 14h30, com Luiz Beltrão na sala de aula: testemunhos de ex-alunos e alunas, mesa-redonda que contará com a participação de alguns ex-alunos do comunicólogo. Às 16h, o tema que será discutido é A contribuição do pensamento de Luiz Beltrão para o jornalismo brasileiro.
Uma conferência, às 19h30, sobre A contribuição do marco teórico de Luiz Beltrão para o desenvolvimento do ensino da comunicação na Graduação e na Pós-graduação, com Antônio Hohlfeldt, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), encerra a programação do Seminário.
Agência de Notícias da UFPB