O setor hoteleiro fechou o mês de outubro com apenas 50% de ocupação. Um percentual bem abaixo do atingido no mesmo período de 2005, quando os hotéis registraram quase 75% de ocupação. Para o presidente da Associação Brasileira de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Tadeu Pinto, a queda foi reflexo do período eleitoral e da crise nos aeroportos brasileiros. A mesma crise que assusta os donos de hotéis para o movimento de final de ano.
O caos nos principais aeroportos brasileiros teve início na última sexta-feira (27) quando os controladores de tráfego aéreo colocaram em prática a chamada operação-padrão.
Outra situação que preocupa é a existência dos navios-hotéis, que deverão fazer uma escala pela Costa brasileira. “Os navios são os próprios hotéis, então, torna-se um grande concorrente”, disse o presidente em entrevista nesta segunda-feira (6). A nova alternativa de turismo vem se consolidando e ganhando espaço pelo país.
“Acredito que a ocupação estará bem abaixo de 2005”, destacou. De acordo com o presidente, em dezembro do ano passado, a ocupação atingiu 90% nos hotéis de João Pessoa.
A avaliação que Tadeu Pinto faz deste ano é a seguinte: “Apesar de tudo, esse foi um ano muito positivo para o turismo paraibano”. O presidente disse que o setor vem crescendo e mostrando resultados. “Progredimos bastante em relação aos anos anteriores”, completou.
Valéria Sinésio
ClickPB