A cidade de João Pessoa está sediando o 2º Encontro de Aviação Experimental, que reúne cerca de 300 aviadores de vários estados brasileiros. O evento acontece no Aeroclube da Paraíba (Bairro do Bessa) e teve início na quinta-feira (2), com encerramento previsto para o próximo domingo (5). O Encontro tem o objetivo de promover uma confraternização e o intercâmbio entre os profissionais da modalidade e, sobretudo, é destinado a todas as pessoas que gostam de manobras acrobáticas, pára-quedismo, ultra-leves, aeromodelismo etc.
De acordo com o presidente do Aeroclube, Rogério Iazaby Lubambo, foram realizados pela manhã cerca de 10 vôos e saltos de pára-quedistas. "A cada três vôos, o avião tem que ser abastecido no Aeroporto Castro Pinto (Bayeux), porque o combustível apropriado (querosene), não tem no Aeroclube. Dessa forma, os pilotos vão para lá em um veículo van e embarcam nos aviões de volta para realizar as manobras", relatou.
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva de Turismo (Setur), também está dando apoio com a divulgação turística da Capital. Foi instalado um Posto de Informação (PIT), que já está funcionando das 9h às 18h, com pessoal habilitado a atender aos visitantes, distribuindo material promocional da cidade.
"O apoio que estamos dando ao evento é institucional. Estamos divulgando junto ao público os pontos turísticos da Capital, informando os melhores restaurantes e boates, procurando mostrar o que está sendo desenvolvido na cidade em termos turísticos, bem como a divulgação para o Brasil", explicou a diretora de Desenvolvimento Institucional da Setur, Elizabeth Porto.
De acordo com Rogério Iazaby, além do objetivo principal, o evento é de grande importância na divulgação turística do município. "Os pilotos do País vão ter a chance de trocar idéias e técnicas sobre aviação experimental, e a Capital vai sair ganhando, pois o turismo estará sendo divulgado. Muitas pessoas de outros lugares passarão por aqui e, com certeza, muitas delas voltarão ano que vem e trarão mais gente. É a nossa oportunidade de divulgarmos o que é nosso e atrair mais turistas", disse.
O que é – A aviação experimental é uma prática constituída por aeronaves que estão abaixo do peso estipulado pela aviação civil, até 500 quilos, como ultra-leves, Mistral, Facination etc. Devido a isso, esses aviões não podem ser explorados comercialmente, apenas para lazer e manobras acrobáticas.
De acordo com um dos coordenadores do encontro, Robson Loureiro, estão sendo esperadas cerca de 30 aeronaves e aproximadamente 300 pilotos de todo Brasil, sendo que pelo menos 25 são da Paraíba. Ele contou que o primeiro evento do tipo foi realizado há quatro anos (2002) e surgiu de conversas entre os componentes da diretoria do Aeroclube, que queriam reunir pilotos e simpatizantes dessa modalidade.
Secom-JP