O Ministério Público através da Curadoria do Cidadão, vai se reunir na próxima quinta-feira (9) com a Comissão de Acessibilidade para traçar um cronograma de visitas aos prédios públicos, bem como aos prédios de uso público.
Segundo o curador do Cidadão, Valberto Lira, a visita tem o objetivo de garantir o direito de acessibilidade aos deficientes. Além do MP, representantes de outros órgãos também participarão das visitas, são eles: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB); Corpo de Bombeiros; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Secretaria de Planejamento (Seplan) e Sindicato dos Engenheiros e Instituto dos Arquitetos do Brasil.
Na primeira fase serão fiscalizadas lojas de grande porte, shoppings centers, teatros, cinemas, agências bancárias e afins. “Vamos visitar locais que são freqüentados assiduamente para garantirmos os direitos de acessibilidade”, destacou.
Algumas lojas do Centro de João Pessoa não oferecem as condições adequadas de acesso para cadeirantes, e na maioria das vezes, eles são obrigados a subir pela escada normal com a ajuda de terceiros.
Valéria Sinésio
ClickPB