Mundo

Casa Branca admite vitória democrata na Câmara

Segundo a Casa Branca, o presidente Bush disse estar decepcionado com os resultados das eleições legislativas, nas quais o Partido Republicano perdeu o controle

A Casa Branca, do presidente republicano George W.Bush, admitiu a vitória da oposição democrata na disputa pelo controle da Câmara de Representantes, destacando sua vontade de trabalhar com a nova maioria em temas fundamentais para os Estados Unidos. O anúncio ocorreu na madrugada de hoje (horário de Brasília), logo após as principais redes de TV do país indicarem a conquista da maioria na Casa pelo Partido Democrata. Desde 1994 a sigla não obtinha maioria na Câmara dos Representantes.

Segundo a Casa Branca, o presidente Bush disse estar "decepcionado" com os resultados das eleições legislativas, nas quais o Partido Republicano perdeu o controle da Casa. Bush dará uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 13h (16h de Brasília) para analisar as conseqüências da votação.

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, sinalizou que Bush vai negociar um entendimento com a oposição:

"Acreditamos que os democratas terão o controle da Câmara de Representantes, e confiamos em trabalhar com os líderes da oposição em temas fundamentais, como a vitória no Iraque, a guerra contra o terrorismo e a manutenção do crescimento da economia", disse o porta-voz.

No fechamento dos últimos colégios eleitorais no território dos Estados Unidos, com exceção do Alasca e Havaí, às 2h de Brasília), os democratas confirmaram sua vantagem nas eleições legislativas, obtendo o controle da Câmara de Representantes.

Segundo as principais redes de televisão, a oposição democrata conseguiu as 15 cadeiras de que precisava para assumir o controle da Câmara.

Estavam em jogo nestas eleições as 435 cadeiras da Câmara. Até o momento, segundo as projeções das redes de TV, os democratas ganharam 146, contra 128 dos republicanos.

No Senado, a oposição democrata, que venceu cinco das nove disputas mais acirradas, precisa de pelo menos mais três para fazer a maioria. As quatro disputas apertadas restantes são em Tennessee, Virginia, Missouri e Montana. Nos três primeiros, a vantagem é dos republicanos. Em Montana ainda não há dados disponíveis.

Com agências internacionais

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

“Estou morrendo”, Pepe Mujica revela que câncer está se espalhando e faz apelo

2

Mundo

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

3

Mundo

Aos 116 anos, freira brasileira é considerada a pessoa mais velha do mundo

4

Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul será preso até segunda-feira, dizem investigadores

5

Mundo

Porto Rico fica sem energia na véspera do Ano Novo; apagão atinge 90% da população