A corrida para garantir um espaço e saudar o réveillon na orla marítima da Capital já começou. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está recebendo as solicitações das empresas que pretendem comercializar tendas em toda a extensão do litoral pessoense. As solicitações também são extensivas às pessoas físicas que tenham interesse em montar tendas particulares na área. Os pedidos para os dois segmentos podem ser formalizados na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
No documento encaminhado ao órgão municipal, as empresas e pessoas físicas devem informar as áreas requeridas para montar as tendas. Às empresas cabe também informar os valores cobrados para o aluguel. No ano passado, duas empresas locaram tendas para quem festejou o réveillon na praia e cerca de 200 pessoas solicitaram autorização, montando estruturas do tipo nas areias das praias.
Para a festa deste ano, a área mais próxima do palco que será montado na divisa entre as praias do Cabo Branco e Tambaú já foi definida. Após os 100 primeiros metros de distância do palco serão instaladas 300 tendas, todas acompanhadas com banheiros químicos. Na área da festa, a Prefeitura disponibilizará outros 50 banheiros químicos à população.
O chefe de gabinete da Sedurb, Francisco Ferreira de Lima, ressaltou que as demais áreas de extensão da orla de João Pessoa dependem de uma análise técnica que será realizada pelas secretarias de Planejamento (Seplan) e Meio Ambiente (Seman) levando em consideração a preservação de toda a vegetação existente entre as praias do Cabo Branco e Bessa. Outra ação definida é a limpeza de toda a área. Na primeira semana de dezembro serão realizadas podas em todos os coqueiros e árvores localizados na extensão da área da festa.
As primeiras definições para o esquema da festa foram traçadas durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 7, no Paço Municipal, no Centro, envolvendo representantes do Governo Municipal, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), as secretarias de Turismo (Setur), Comunicação (Secom), Infra-estrutura (Seinfra) Desenvolvimento Urbano (Sedurb) juntamente com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Secom-JP