Paraíba

Profissional de saúde que omitir agressão a idoso pagará multa

Maus-tratos (ou a suspeita) devem ser comunicados imediatamente ao Ministério público ou a autoridade policial

Com o objetivo de cumprir o que está determinado no artigo 19 do Estatuto do Idoso, o curador do Cidadão, Valberto Lira, recomendou nesta quinta-feira (9) que todos os profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), tomem conhecimento da lei que obriga o profissional a denunciar qualquer denúncia ou agressão contra o idoso.

Os maus-tratos (ou a suspeita) devem ser comunicados imediatamente ao Ministério público ou a autoridade policial. De acordo com o artigo 57 do mesmo estatuto, o profissional que deixar de denunciar a agressão, estará sujeito ao pagamento de multa que varia de R$ 500,00 a R$ 3 mil nos casos de reincidência.

Ficou determinado que a Secretaria Municipal de Saúde deverá enviar cópias do documento para todos os hospitais públicos. Foi dado o prazo de 30 dias para a comprovação da remessa da recomendação junto á Curadoria do Cidadão. 

Valéria Sinésio
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

ClickPB entrevista: Tarcísio Jardim fala de liberação da maconha, diz que Trump é “esperança no fim do túnel” e Lula é “decadência do país”

2

Paraíba

VÍDEO: golfinhos são vistos na praia do Cabo Branco, em João Pessoa

3

Paraíba

Em encontro no Zimbro, Chapa 10, de Paulo Maia e Luciana Brito, reúne mais de 100 advogados civilistas

4

Paraíba

Festa à fantasia Alter Ego acontece em João Pessoa com música, prêmios e surpresas

5

Paraíba

João Azevedo vai lançar “super pacote” de obras em estradas, barragens e saúde para 2025 e 2026, anuncia secretário