O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba aprovou, na sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (09) a ata geral das eleições deste ano e proclamou oficialmente o resultado das urnas, referendando o relatório apresentado pela Comissão Apuradora, presidida pelo desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.
A ata foi lida pelo diretor geral do TRE, Anésio Lira da Cunha Moreno, ocasião em que citou os nomes dos eleitos para governador e vice, senador e suplentes, dos 12 deputados federais e dos 36 parlamentares que tomarão assento na Assembléia Legislativa do Estado.
A Corte Eleitoral também definiu o dia 18 dezembro, às 15h, como a data da diplomação dos eleitos e suplentes, embora ainda não tendo decidido o local para a realização da solenidade. O presidente do TRE, Abraham Lincoln, ponderou aos demais membros do Pleno que seja escolhido um espaço com capacidade para aglutinar um número considerável de pessoas.
No primeiro turno, a Comissão Apuradora recebeu duas impugnações interpostas por Amanara Bandeira e José Marcos Marinho, ambos requerentes de registros para deputado estadual e que o Tribunal não deferiu o registro da candidatura. As duas impugnações foram julgadas improcedentes no dia 17 do mês passado. Já no segundo turno, nenhuma impugnação ao
resultado foi apresentada por candidatos ou coligações.
Em relação ao resultado do dia 1º de outubro, o sistema de gerenciamento do TER registrou a utilização de 8.010 seções eleitorais. Foram utilizadas oito urnas manuais,em substituição as urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos.
Ficou consignado que 2.101 votos passaram por apuração manual. A abstenção foi de 419.613 eleitores.
No segundo turno, o TRE precisou utilizar apenas duas urnas de lona, fazendo a atuação manual reduzir para somente 502 votos. No tocante a abstenção, houve um crescimento para 441.170 eleitores que deixaram de comparecer as seções eleitorais. Assim, do total de 2.573.766 de paraibanos, 1.953.371 (91,60%) votaram. Houve 23.981 (1,12%) votos
Brancos e 155.244 (7,28) nulos.