Os democratas assumiram o controle do Senado dos Estados Unidos com a vitória na Virgínia, informou a imprensa americana na noite desta quarta-feira. Segundo as redes de TV, baseadas em projeções, Jim Webb bateu o republicano em final de mandato George Allen na Virgínia, dando a maioria no Senado aos democratas. No início da madrugada de quarta, os democratas já haviam tirado dos republicanos o controle da Câmara e impuseram a primeira derrota ao Partido Republicano, do presidente George W. Bush. É a primeira vez que a legenda obtém maioria em ambas as casas desde 1994.
Com a vitória de Webb sobre o influente senador Allen, os democratas somaram 51 cadeiras, contra 49 para os republicanos, afirmam as redes NBC e CBS.
Virgínia era o último Estado-chave na disputa pelo controle do Senado, após as vitórias democratas em Ohio, Pensilvânia, Rhode Island, Missouri e Montana. Na verdade, os democratas terão 49 cadeiras no Senado – o mesmo número dos republicanos, mas contarão com o apoio dos senadores independentes por Connecticut, Joseph Lieberman, e Vermont, Bernie Sanders.
Após a vitória do democrata Jon Tester sobre o republicano em final de mandato Conrad Burns em Montana, na tarde desta quarta, a Virgínia era o último Estado na disputa pelo controle do Senado. Como ocorreu em Montana, onde Tester venceu Burns por menos de 5 mil votos, a eleição na Virgínia para o Senado foi muito acirrada.
Se os democratas perdessem na Virgínia, haveria um empate de 50 cadeiras para cada lado, e o fiel da balança seria o presidente do Senado, o vice-presidente republicano, Dick Cheney.
Os republicanos, que ocupam a Casa Branca desde 2001, controlavam a Câmara de Representantes desde 1994, e tinham a maioria no Senado há 12 anos, exceto por um breve período entre 2001 e 2003.
Também estavam em jogo nestas eleições 36 governos estaduais, e os democratas podem vencer em até 28 Estados, obtendo a maioria dos governos dos 50 estados, pela primeira vez em 12 anos.
As eleições de terça-feira também deram aos democratas o controle da maioria do Congressos estaduais.
Câmara
. Até o momento, o partido de oposição ao presidente Goerge W. Bush tem 229 cadeiras na casa, contra 196 dos republicanos. Todas as 435 cadeiras da Câmara dos Deputados, além de 33 cadeiras do Senado e 36 cargos de governador, estavam em jogo nas eleições.
Com AFP e agências internacionais
Redação Terra