O curador da Infância e Juventude da Capital, Aderbaldo Soares, visitou as obras de construção da nova sede do Centro de Triagem de Menores. Até o mês de março de 2007 o prédio deverá estar pronto, quando os internos serão transferidos para a nova sede do Cetrim. Juntamente com o curador estavam a presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Vânia da Cunha Moreira, o engenheiro da Fundac, Carlos Roberto Alves, e o diretor do CEA- Rildo Roberto.
A diretora da Fundac, Vânia Moreira, disse que convidou o curador Aderbaldo Soares para inspecionar o andamento das obras do Cetrim, por considerá-lo um aliado na luta pela nova sede. “Sem o apoio do curador, não teríamos conseguido, pois sua persistência foi fundamental para a concretização desta obra”, afirmou. Segundo Vânia Moreira, após a transferência de todos os jovens que estão atualmente no Cetrim, a antiga instalação será devolvida para a Delegacia da Infância e da Adolescência, que cedeu o espaço para abrigar os adolescentes provisoriamente.
De acordo com o engenheiro da Fundac, Carlos Roberto Alves, as obras estão em ritmo acelerado, pois a pretensão é finalizar a primeira etapa já em dezembro: os quartos coletivos e individuais. Serão seis blocos de quartos com capacidade para 60 jovens. O projeto prevê, ainda, a construção de oficinas para a realização de cursos profissionalizantes, refeitório, salas de aula e atendimento psicológico, duas quadras poliesportivas e áreas administrativas, que serão construídos numa segunda etapa. O engenheiro disse também que o projeto foi feito de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Sinto-me gratificado e vitorioso em constatar in loco o início da construção do Cetrim, pois foi uma luta muito grande do Ministério Público através da nossa Curadoria. Acredito que com a estrutura que está sendo construída, todos os problemas , ou grande parte estão resolvidos”, afirmou Aderbaldo Soares.
A obras foram iniciadas no dia 2 de outubro e tem previsão para terminar em março de 2007. A nova sede do Cetrim está sendo construída ao lado do Centro Educacional do Adolescente (CEA), no bairro de Mangabeira. Os recursos para a construção foram disponibilizados pelo governo do Estado através da Superintendência de Planejamento (Suplan) e estão orçados em pouco mais de R$ 918 mil.
da redação com assessoria