No período de 15 a 17 de novembro, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), estará realizando a I Mostra Nacional de Saúde Indígena, com o título “Gente que faz Saúde!”. O evento ocorrerá no Centro de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília, Distrito Federal.
Irão participar da Mostra profissionais das áreas pública e privada, conselheiros de saúde do Subsistema de Saúde Indígena, instituições parceiras (ONGs, instituições de ensino superior), estudantes e entidades de classe que atuam na área de saúde indígena em todo o país.
O objetivo da I Mostra é evidenciar e disseminar a grandeza do trabalho realizado em prol da saúde dos povos indígenas, atendendo ao compromisso firmado na IV Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada em Goiás, em março deste ano.
Durante o evento, os profissionais poderão mostrar suas ações inovadoras nas categorias Experiência Exitosa – apresentação oral, Pôster Interativo, Material Didático-Pedagógico e Vídeo, que serão divididos em eixos temáticos. Os trabalhos serão apresentados após passarem por duas etapas de seleção, onde a primeira foi feita em nível estadual e a segunda, em âmbito nacional, realizada pela Comissão de Avaliação Nacional, composta por técnicos representantes dos departamentos da Funasa, Vigisus, Instituições de Ensino Superior e representantes do Fórum Permanente dos Presidentes dos Condisis.
Na Coordenação Regional da Paraíba, a Comissão de Avaliação Distrital (CAD), formada por Antônio Ferreira da Silva, Neidja Torres de Araújo, Rita de Cássia Cordeiro de Oliveira e Zeleide Domiciano Cabral Monteiro, receberam 29 trabalhos, dos quais 15 foram selecionados para inscrição e avaliação da Funasa em Brasília. A avaliação feita na nacional aprovou os 15 trabalhos enviados pelos profissionais da Paraíba, que foi o estado com o maior número de projetos aprovados.
Na I Mostra, o primeiro lugar em cada eixo temático na categoria Experiências Exitosas – apresentação oral receberá como prêmio uma viagem de intercâmbio internacional. Já nas demais categorias, os primeiros lugares ganharão uma viagem de intercâmbio nacional