Os atos de lembrança do segundo aniversário da morte do presidente da Autoridade Nacional Palestina Yasser Arafat são celebrados neste sábado (11) na Muqata, em Ramala, onde seu sucessor, Mahmoud Abbas, colocou uma coroa de flores sobre o túmulo do líder histórico da causa palestina.
Milhares de palestinos se concentraram em frente ao mausoléu de seu histórico dirigente, na Muqata, para prestar homenagem a Arafat.
Centenas de convidados, entre eles representantes das diferentes facções palestinas, diplomatas ocidentais e deputados árabes de Israel, participam da homenagem.
No ano passado, primeiro aniversário da morte de Arafat, os atos de homenagem passaram quase despercebidos pela população palestina.
Nascido em 4 de agosto de 1929, Arafat morreu aos 75 anos, em 11 de novembro de 2004 em um hospital de Paris sem poder alcançar seu principal objetivo político: a criação de um Estado palestino independente nos territórios ocupados por Israel em 1967.
Governo palestino
Abbas assegurou que o novo Governo palestino de união nacional estará pronto "por volta do fim do mês" e garantirá a suspensão do boicote internacional imposto entre maio e junho.
"Há avanços consideráveis entre Fatah e Hamas, avanços que ajudarão a resolver a crise política e econômica, e a levantar o embargo internacional", afirmou.