Mais de 460 mil universitários de todo o País participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2006 neste domingo. A prova começa às 13h (Brasília) e o estudante deverá comparecer ao local designado para a realização do exame com antecedência mínima de 45 minutos.
A prova é uma das ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 com o objetivo de traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior no Brasil.
Este ano, 15 cursos serão avaliados: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo. Nos últimos dois anos, outros 26 cursos já participaram do Enade.
Em 2006, o exame terá alunos de 1,6 mil instituições de educação superior, sendo 91,9% particulares e 8,1% públicas. A intenção é medir o quanto o aluno aprendeu desde que entrou na graduação até o último ano.
A participação é obrigatória e os convocados que não comparecerem ficam sem o diploma por pelo menos um ano até a oportunidade de participar do próximo exame.
A prova é composta por 40 questões, sendo as 10 primeiras de formação geral, idênticas para todas as áreas. As outras 30 referem-se ao conteúdo específico de cada carreira.
No dia de realização do exame, o estudante deverá portar o documento de identidade original, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e a folha de respostas do questionário sócioeconômico devidamente preenchida para quem a recebeu.
Fonte: Último Segundo