Sogro do vereador João Almeida (PMDB), da base do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), o engenheiro agrônomo Guilherme Nascimento foi o próximo da lista de exonerados na prefeitura de João Pessoa. O afastamento foi comunicado nesta terça-feira (14). Em entrevista exclusiva ao portal Clickpb, o vereador João Almeida confirmou o afastamento, mas garantiu que a atitude não interefere na relação política com o prefeito Ricardo Coutinho. Ele assegurou que se mantém na base de sustentação.
"Isso faz parte da reformulação que naturalmente o prefeito está fazendo. Nós temos que ter a grandeza para entender que os cargos de secretário não são obtidos mediante concurso, mas pelo convite do prefeito", declarou. O advogado Ivan Burity, do PMDB, deverá ser chamado para substituir o engenheiro.
Guilherme Nascimento chefia a Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano. A exoneração será oficializada nos próximos dias, seguindo uma lista de afastamento que já registra Francisco Barreto (ex-articulação política) e Herbert Palitot (ex-infra-estrutura). João Almeida diz que a mexida tem relações com a costura que o prefeito está fazendo para garantir a presidência da Câmara Municipal. Não quis dar detalhes.
No final da campanha, circularam informações de que o prefeito daria uma ‘vassourada’ nos auxiliares que não se empenharam nas candidaturas do grupo. Outra lista é composta por secretários que, de alguma forma, comprometem a imagem da prefeitura em razão de denúncias de improbidade administrativa. Alguns cargos serão esvaziados para acomodar lideranças do PMDB.
Luís Tôrres
Clickpb