Paraíba

Almir Guineto e Lis são as atrações do projeto seis e meia na capital

Um dos maiores sambistas de todos os tempos será a atração principal do Projeto Seis e Meia, na Capital, nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da Repú

Um dos maiores sambistas de todos os tempos será a atração principal do Projeto Seis e Meia, na Capital, nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Almir Guineto, o compositor predileto das divas do samba brasileiro – a exemplo de Beth Carvalho e Lecy Brandão – tem 13 discos gravados e fará uma retrospectiva dos seus 40 anos de carreira, nesse show. A atração local será o cantor e compositor Lis Albuquerque, que tem uma trajetória vitoriosa no cenário musical paraibano.

O Seis e Meia, que tem o patrocínio da Prefeitura de João Pessoa, acontece na Praça de Eventos do Mag Shopping, em Manaíra, a partir das 18h30. Os ingressos custam R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (estudante) e o evento recebe o apoio cultural do Ambassador Flat, do restaurante Dona Branca e da Cia do Chopp.

Uma Vida Dedicada ao Samba – Almir de Souza Serra nasceu em 1946, no Morro do Salgueiro entre grandes bambas do samba. Seu pai, Iraci de Souza Serra, era um grande violonista e participava do conjunto Fina Flor do Samba. Sua mãe, Nair de Souza, mais conhecida como Dona Fia era costureira e participante ativa da Escola de Samba do Salgueiro. Seu irmão, Francisco de Souza Serra, mais conhecido como Chiquinho, foi um dos fundadores dos Originais do Samba. O outro irmão do Mestre Louro foi diretor da bateria do Salgueiro. O próprio Almir Guineto foi diretor da escola de samba Salgueiro, durante anos.

Participou do Grupo Os Originais do Samba por dez anos, de 1960 a 1970. Foi um dos fundadores do Grupo Fundo de Quintal com o qual gravou o primeiro disco. No inicio dos anos 80, Almir introduziu o banjo no samba, junto com Bira, Ubirany, Sereno, Neoci, Sombrinha e Jorge Aragão e divulgou o caxambu.

Sua carreira foi impulsionada pelo primeiro lugar conquistado no Festival MPB-Shell de 1981 com o partido Mordomia. Dominou as platéias brasileiras, comandando o pagode País afora, no auge do movimento, tendo Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra e o próprio grupo Fundo de Quintal como companheiros de bandeira.

Almir é um dos compositores prediletos de Beth Carvalho, que gravou dezenas de suas músicas. Jogou na boca do povo sambas clássicos como Mel na Boca, Insensato Destino, Conselho, Lama nas Ruas e Caxambu, entre outros.

Após 12 discos lançados ao longo de sua carreira, Almir resolveu em 2001 fazer um trabalho chamando amigos para interpretar, junto com ele, alguns de seus maiores sucessos. Intitulado "Todos os Pagodes", o disco tem quatro faixas inéditas e traz desde os sambistas Zeca Pagodinho e Beth Carvalho até o rapper Mano Brown, da banda Racionais MC. O carioca, que adotou São Paulo, esbanja energia e tornou-se figura obrigatória entre os bambas do samba.

Frevo e Cultura Popular – Nascido em João Pessoa, Lis Albuquerque é neto do maestro Pedro Batista de Albuquerque, de quem herdou todas as influências musicais. Lis começou sua carreia, no início dos anos 80, desenvolvendo ações ligadas à cultura popular.

Além de cantor, compositor e instrumentista, Lis sempre atuou na área de produção, envolvendo artistas da região em shows coletivos e produções de discos como a série Aquarius (1, 2 e 3), seu primeiro LP e o disco Folia de Rua. Foi participante ativo de vários festivais em todo o Brasil e ganhador de alguns.

Atualmente, trabalha junto a comunidades carentes, desenvolvendo programas de arte/cultura com crianças e adolescentes através do Ponto de Cultura Folia Cidadã, um dos ícones do projeto Folia de Rua, entidade que preside pela segunda vez.

No Seis e Meia, Lis Albuquerque vai apresentar um repertório eclético e será acompanhado pelos músicos Vandix Hills, no violão, e Ricardo Carballo e Beto Prehá nas percussões. 

Fonte: SECOM MUNICIPAL

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Delegado Gerson Barbosa entra para lista dos melhores delegados do Brasil

2

Paraíba

Jovem morre após colisão entre veículos em Santa Rita

3

Paraíba

Alerta: umidade do ar pode ser a mesma do deserto do Saara em 100 cidades da Paraíba

4

Paraíba

‘O Auto da Compadecida 2’ estreia nos cinemas paraibanos; veja horários das sessões

5

Paraíba

Paraíba tem dois trechos de praias impróprios no dia de Natal; saiba onde