Em Brasília

Lula aceita renegociar dívida e reafirma promessas para PB

O governador reeleito do Estado da Paraíba, Cássio cunha Lima (PSDB), foi recebido na manhã desta sexta-feira, 17, pelo presidente Lula (PT) em Brasília.

O governador reeleito do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), foi recebido na manhã desta sexta-feira, 17, pelo presidente Lula (PT) em Brasília. O encontro que aconteceu as 10h30, no Palácio do Planalto, trouxe boas notícias para o Executivo estadual, entre elas, a abertura das negociações em torno da dívida do Estado para com a União.

Segundo o governador, cerca de 17 % do orçamento da Paraíba está comprometido para o pagamento das dívidas com a União, tendo em vista a gradual redução da capacidade de investimento do governo, Cássio propôs ao presidente Lula que seja feita uma repactuação da dívida, trazendo de volta ao Estado a sua capacidade de investimento. Bastante sensível à proposta, o presidente decidiu abrir as negociações para que o Estado não comprometa até 20 % dos seus recursos no próximo ano, onerando os cofres em aproximadamente 450 milhões.

A segunda proposta apresentado pelo governador tucano foi a criação de um fundo para incentivar os estados a investir na melhoria da qualidade de vida da população, através de um percentual da dívida pública que retornaria ao ente federativo de origem, para que este possa assegurar investimentos mais robustos, inclusive em programas sociais.

Sobre os compromissos assumidos na campanha presidencial, Cássio disse que Lula assegurou que terá como primeira ação a construção da Usina de Biodiesel, em parceria coma a Petrobras, e que dará continuidade as prospecções de petróleo em Sousa.

Assessores do governador dizem que a receptividade de Lula foi muito grande com o governador reeleito e que se cumprimentaram como velhos amigos.

Janildo Silva
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Tribunal mantém condenação de ex-prefeito de Marizópolis por desvio de recursos com empresas “de fachada”

2

Política

Adriano Galdino diz que repetirá chapa da última votação e define ‘data’, caso Assembleia tenha nova eleição para Mesa Diretora

3

Política

Tovar Corrêa Lima segue alinhado com Bruno Cunha Lima e apresenta possíveis nomes da oposição ao Governo em 2026

4

Política

Luciano Cartaxo segue na bancada do Governo e nega saída do PT após derrota nas Eleições 2024

5

Política

Efraim Filho volta a colocar seu nome para concorrer ao governo em 2026 pela oposição