A luta contra a repressão militar a partir da implantação de uma universidade federal que exerça a livre discussão de idéias é o tema do documentário “Barra 68”, dirigido pelo paraibano Vladimir Carvalho, que será exibido no Tintin Cineclube nesta quarta-feira, dia 22, as 19h30.
A sessão, que acontece nas dependências do Cine Teatro Lima Penante com entrada franca, é promovida pela Urbe Audiovisual/ABD-PB, em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), TVUFPB, Prefeitura municipal de João Pessoa (Funjope) e Aliança Francesa.
O documentário narra a história da Unb, Universidade de Brasília, e os efeitos da ditadura militar sobre a instituição. No início dos anos 60, Darcy Ribeiro lutou para criar e implantar uma universidade autônoma que fosse o grande centro aglutinador da consciência crítica nacional. Mas a ditadura trouxe repetidas agressões, como a invasão das forças armadas, com alunos sendo detidos numa quadra de esportes do campus, professor demitidos e acusados de "subversão".
Na primeira vez que a UnB foi ocupada por tropas militares quase perdeu todo o seu corpo docente que voluntariamente se demitiu em protesto célebre. A crise culminaria com o Ato Institucional n° 5, o AI-5, e o Ato Suplementar n° 38, este último pondo o Congresso Nacional em recesso indefinidamente.
Essa trajetória é resgatada através de depoimentos, casos e histórias mesclados às raras imagens e sons captados na ocasião, perfazendo uma época de importante repercussão para os rumos do Brasil.
‘Barra 68’ é o vigésimo filme (o quinto longa-metragem) de Vladimir Carvalho. A idéia do documentário surgiu a partir de um material sobre a invasão da UnB, rodado por Hermano Penna, então aluno da universidade. Foi feita então uma entrevista com Darcy Ribeiro, pouco antes de sua morte e, posteriormente, depoimentos com gente que viveu aquela época, professores e alunos.
A sessão encerra a mostra ‘Rumos Itaú Cultural’, que durante o segundo semestre de 2006 aconteceu mensalmente no Tintin Cineclube, permitindo ao público paraibano conhecer um pouco da fértil produção nacional de documentários em longa-metragem.
Serviço
Tintin Cineclube
Ponto de Cultura Urbe Audiovisual | ABD-PB
Local: Av. João Machado, 67, Centro – João Pessoa, PB
Informações: (83) 3221.8450
Redação