Mundo

CIA não tem provas de arma nuclear no Irã, diz revista

Um artigo da revista americana The New Yorker afirma que um documento sigiloso da agência de inteligência CIA levanta dúvidas sobre os planos do governo do Irã

Um artigo da revista americana The New Yorker afirma que um documento sigiloso da agência de inteligência CIA levanta dúvidas sobre os planos do governo do Irã de fabricar armas nucleares.
O governo de Teerã é acusado pelos Estados Unidos de ter um programa bélico de energia nuclear. O Irã afirma que seu programa atômico tem apenas fins pacíficos.

No artigo da revista americana, o experiente jornalista investigativo Seymour Hersh afirma ter recebido a informação de que um relatório da CIA “altamente sigiloso” constata que não há evidências conclusivas sobre a intenção do Irã de usar seu programa nuclear para fins militares.

O documento da CIA seria baseado em informações levantadas por fotografia de satélite e em outras “evidências empíricas, como medidas da radioatividade de amostras de água e fumaça das plantas nucleares” feitas por sensores plantados por agentes americanos e israelenses.

Batalha política

Segundo Hersh, o governo do presidente americano, George W. Bush, e autoridades militares têm ignorado as conclusões da CIA.

A CIA não comentou a informação do repórter.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Adam Brookes, se o artigo da The New Yorker estiver correto, pode haver uma nova batalha política nos Estados Unidos sobre o uso da inteligência para definição da política externa americana, a exemplo do que aconteceu com a decisão de invadir o Iraque em 2003.

BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Ministro de Israel diz que se prepara para ampliar soberania sobre a Cisjordânia

2

Mundo

Bombardeio israelense no norte de Beirute deixa pelo menos 20 mortos

3

Mundo

Atentado em estação de trem no Paquistão deixa 25 mortos

4

Mundo

Ataque a mosteiro na Espanha deixa um frade morto e 3 feridos

5

Mundo

EUA revela acusações de suposta conspiração iraniana para assassinar Trump