Cerca de 20 artesãos pessoenses irão participar, a partir da próxima quinta-feira (23), da 5ª Feira Estadual de Economia Solidária, que será realizada no estacionamento da PBTur, em Tambaú. Os empreendedores solidários da Capital, que irão expor no evento, contam com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O evento acontece de 23 a 26 de novembro, sempre no período das 16h às 24h. Durante os quatro dias, cerca de 100 empreendedores solidários de todo o Estado vão exibir produtos na linha agro-ecológica, orgânica, além de confecções e artesanato.
Como explica o diretor de Trabalho, Renda e Economia Solidária do Município, Ronildo Monteiro Ferreira, o objetivo da Feira Estadual é divulgar as experiências do projeto de economia que está sendo colocado em prática em várias cidades da Paraíba, inclusive em João Pessoa.
"É um movimento que vem se articulando em todo País, contando com o apoio da atual gestão federal, sendo reconhecimento também pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A produção é trabalhada de forma coletiva, não há o elemento da competição e não existe a exploração da força de trabalho. O que ocorre é a auto gestão. Além disso, são levadas em conta as questões do meio ambiente", destaca o diretor.
Oficinas – Durante a feira, também haverá oficinas de formação sobre economia solidária. Cada município participante terá direito a um estande para expor os produtos. Eventos semelhantes estão acontecendo, em períodos diferentes, no restante do País.
Atualmente, o projeto de economia solidária, coordenado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), beneficia a articulação de artesãos, que já gerou aproximadamente 500 postos de trabalho de forma direta e indireta. Além disso, cerca de 150 pessoas estão inseridas nos dez grupos de produção, voltados a confecção de vestuário, alimentos e prestação de serviços domésticos. Algo em torno de 300 catadores também já começaram a ser favorecidos recentemente pela iniciativa.
Reconhecimento – Mais dez artesãos de João Pessoa, ligados ao projeto de Economia Solidária, irão participar da 17ª Feira Nacional de Artesanato, em Minas Gerais, que acontece de 21 a 26 deste mês. Essas pessoas fazem parte do Grupo Fazendo Arte e Economia Solidária.
O reconhecimento dos trabalho desenvolvido com o apoio da Sedes vai além das fronteiras brasileiras. Um artesão do grupo de Mandacaru embarcou esta semana para representar a Paraíba em um intercâmbio na Venezuela. Ao todo, seguirão para o estrangeiro seis paraibanos. Entre eles está um professor da UFPB e cinco empreendedores solidários de diferentes municípios do Estado.
Secom-JP