Tertúlias na Philipéia é um projeto realizado pela Fundação Cultural (FUNJOPE), que acontece desde abril deste ano. O principal objetivo é divulgar as atividades literárias que acontecem na cidade de João Pessoa e a obra de autores locais, relacionando literatura a outras artes, como teatro e música.
Na programação sarau com sorteio de livros e encenação de poemas, seguido de um Fórum de Literatura para debate de temas relacionados ao fazer literário na cidade de João Pessoa. A intenção é homenagear, a cada novo encontro, um escritor escolhido pelo público.
Na ocasião, acontecem também shows musicais.
Último encontro em 2006
A última sessão do encontro literário Tertúlias na Philipéia deste ano acontece na próxima sexta-feira (15), a partir das 19h, no Anfiteatro Lúcio Lins da Praça da Paz, Bairro dos Bancários, fazendo uma retrospectiva dos poetas enfocados em eventos passados, além de homenagear, na ocasião, o músico paraibano que é considerado o rei do ritmo, Jackson do Pandeiro.
O encontro contará com a participação de artistas e personalidades da cena cultural da cidade, a exemplo de Pádua Belmont, o Coral da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o contemporâneo de Jackson, Parrá, e Neusa Flores dos Anjos, companheira do homenageado nos últimos 15 anos da sua vida.
Homenageados
O Tertúlias homenageou durante este ano autores paraibanos escolhidos sempre através do voto do público, a exemplo de Augusto dos Anjos, uma referência literária ímpar da Paraíba, eleito o paraibano do século XX.
Outros homenageados foram Vanildo Brito, poeta e um dos apoiadores do movimento Geração 59; Lúcio Lins, que além de poeta teve uma intensa e produtiva convivência com compositores paraibanos, com vários dos seus poemas musicados e ex-integrante do movimento Jaguaribe Carne; por fim, o escritor Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial e um dos maiores nomes vivos da literatura brasileira. O projeto também prestou homenagens coletivas.
O projeto Tertúlias na Philipéia, uma atividade mensal da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizou ações importantes no intuito de divulgar a produção literária local e formar o público leitor na Capital.
Em 2007
Para o próximo ano, a Fundação planeja transformar a atividade itinerante de forma que possa democratizar, possibilitando que mais pessoas participem de tão importante iniciativa para a redescoberta da literatura feita por autores paraibanos.
O projeto itinerante é realizado pela Divisão de Literatura, Biblioteca e Editoração (DLBE) da Funjope e acontece desde abril deste ano em vários ambientes da cidade, divulgando as atividades literárias da Capital e a obra de escritores paraibanos por meio do sarau poético, onde são lidos e encenados textos de autores locais. No próximo encontro, durante o sarau, será feita uma retrospectiva das homenagens promovidas pelo projeto em 2006.
Redação, com Assessoria Funjope