Brasil

Americanas.com e Submarino fecham fusão

A nova onda dos negócios da internet, que parece ter sido retomado no exterior com os negócios envolvendo empresas como a Google, YouTube e Skype, chegou ao Bra

A nova onda dos negócios da internet, que parece ter sido retomado no exterior com os negócios envolvendo empresas como a Google, YouTube e Skype, chegou ao Brasil. A Lojas Americanas e o site Submarino informaram ao mercado nesta quinta-feira (23) a intenção de unir suas operações, criando uma gigante do comércio eletrônico brasileiro, que dominará metade do mercado de venda pela internet no país. O valor de mercado da nova empresa que resultará da fusão é de R$ 800 milhões, segundo as companhias.

As companhias são líderes no mercado de comércio eletrônico brasileira: a Americanas.com, de propriedade da Lojas Americanas, é a primeira em valor de vendas, enquanto o Submarino puxa o ranking de quantidade de pedidos. Segundo dados do mercado de comércio eletrônico, a Americanas.com deve ter faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2006, e o Submarino.com deve movimentar cerca da metade deste valor.

Juntas, as empresas devem representar cerca de 50% do comércio eletrônico do país. É um mercado que cresce rápido no Brasil. Em 2006, as vendas devem ficar em R$ 4,3 bilhões, 70% a mais do que no ano passado. A cifra, da consultoria em internet Ebit, inclui somente vendas pela internet, e exclui sites de leilões, vendas de passagens aéreas e veículos.

Nova empresa, sites tradicionais
Caso a união seja aprovada pelos acionistas da Lojas Americanas, do Submarino e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula negócios entre empresas no país, será criada uma nova empresa de varejo online, a B2W Companhia Global de Varejo.

Caso o negócio seja aprovado, a fatia de mercado da fusão de Americanas.com e Submarino.com será superior à da gigante Amazon, nos Estados Unidos.

A fusão, de acordo com comunicado das empresas, servirá para aumentar o número de produtos oferecidos nos sites da B2W, que será listada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os sites do grupo (Americanas.com, Shoptime, Submarino e Ingresso.com) serão mantidos e oferecerão 30 categorias de produto e pegarão carona na tendência de oferecimento de produtos de maior valor agregado pela internet.

De acordo com Pedro Guasti, da consultoria Ebit, aos poucos o mercado de internet deixa de ser dominado por pelas categorias "presentes" e "cultura" (livros, CDs e DVDs) e ganham espaço nos segmentos de informática, perfumaria e cosméticos. "O ticket médio está crescendo, pois a web oferece boas possibilidades de comparação de preço", diz.

Neste ano, 2 milhões de brasileiros descobriram o comércio pela internet. No ano passado, 4,8 milhões de consumidores fizeram compras pela web. Neste ano, o número subirá para 6,8 milhões, segundo a consultoria Ebit.

Controle acionário
Segundo as informações enviadas ao mercado, a Lojas Americanas será a acionista controladora da B2W, com 53,25% das ações com direito a voto. Os acionistas do Submarino ficarão com 46,75% de participação. O negócio inclui um investimento de R$ 175 milhões a ser feito pela Lojas Americanas. Os acionistas do Submarino.com receberão R$ 500 milhões em dividendos pelo negócio. 

Fonte: G1

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