Passagens

Estudantes preparam novo protesto contra aumento das passagens

A luta pelo não aumento das passagens nos coletivos de João Pessoa, continua dividindo algumas entidades estudantis da capital. Por um lado, a Associação Pessoe

A luta pelo não aumento das passagens nos coletivos de João Pessoa, continua dividindo algumas entidades estudantis da capital. Por um lado, a Associação Pessoense dos Estudantes Secundaristas (Apes-JP), organizadora da passeata realizada na terça-feira (21), prepara outra manifestação na próxima semana. “Vamos continuar lutando por nossos direitos nas ruas”, disse Emerson Lira, presidente da Apes e diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes-JP).

Em parceria com representantes da União da Luta pela Moradia (ULM) e do Movimento de Luta nos Bairros (MLB), a Apes promete voltar às ruas do Centro de João Pessoa, para reivindicar contra o aumento da passagem. “Não aceitamos nenhum centavo de aumento”, explicou Emerson. “Estamos convocando várias entidades”, completou.

Por outro lado, a União Pessoense dos Estudantes Secundaristas (Upes-JP) garante que vai manter o equilíbrio até a decisão final e que vai lutar pela redução dos impostos cobrados aos empresários. “Não podemos ser utópico. O aumento vai ocorrer, porque tudo tem reajuste”, justificou Hércules Soares, presidente da entidade.

O presidente da Upes informou que em nenhum momento, o vandalismo será usado para pressionar a luta. “Nossa maior arma será o caderno na mão e a inteligência na cabeça”, explicou.

Apesar das diferenças nos pensamentos, as duas entidades disseram que não pretendem radicalizar o movimento. Porém, o presidente da Apes acredita que a mobilização tome maiores proporções a partir da terça-feira (28).

Na mobilização da Apes, os estudantes também vão protestar contra a bilhetagem eletrônica. Segundo Emerson, uma das desvantagens será a limitação do direito da meia-passagem. “No novo sistema, o estudante não poderá utilizar o direito após a meia-noite”, declarou. Porém, a informação foi desmentida pelo superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga que garantiu que o direito da meia-passagem está previsto em lei. “A meia-passagem vai continuar independente de ser papel ou bilhete eletrônico”, justificou.

Valéria Sinésio
ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Quatro deputados paraibanos assinam a PEC pelo fim da escala 6×1; confira quem são

2

Paraíba

Prefeitura de Manaíra contrata show de Japãozin e Forró das Antigas por R$ 200 mil

3

Paraíba

Idoso é preso após estuprar criança de 5 anos em Muçumagro

4

Paraíba

Anna Carla Lopes toma posse como desembargadora do TJPB

5

Paraíba

Governador nomeia professoras Célia Diniz e Ivonildes Fonseca para novo mandato na UEPB