Campina Grande vai sediar, a partir desta terça-feira, 28, o Encontro dos Bispos do Nordeste. O governador Cássio Cunha Lima vai prestigiar o encontro, a ser realizado no Centro de Convenções do Garden Hotel, e fará um discurso de saudação às autoridades eclesiásticas de toda a região presentes ao evento.
Cássio fará um discurso na abertura do seminário, que tratará até a próxima quarta-feira, 29, de propostas para o desenvolvimento do Nordeste, no momento em que se comemora o 50º aniversário do primeiro evento similar, que resultou na mobilização pela criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O governador também confirmou participação no encerramento do seminário, nesta quarta-feira, a convite da direção do evento. Na visão do governador, que já foi superintendente da Sudene, este tipo de iniciativa é fundamental para a discussão dos problemas nordestinos, pois a partir desses debates serão encontradas as soluções para as principais questões regionais.
O encontro resgatará um momento histórico de Campina Grande, pois em 1956 o município era sede do I Encontro de Bispos do Nordeste. Hoje, 50 anos depois, a cidade volta a ser palco das iniciativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em um novo Encontro.
O Encontro deste ano trará como tema "O Nordeste e seus desafios", com objetivo de avaliar a atual situação da região e retomar as iniciativas do evento de 1956.
O próprio bispo da Diocese de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, lançou a proposta de, durante o Encontro, se fazer reivindicações de políticas públicas para a região: "Vimos que seria muito válido a Igreja prestar esse serviço, uma vez que não é menos verdade que o Nordeste continua bastante esquecido e muitas vezes à margem de um projeto maior de ação em termos de seu desenvolvimento. Quem sabe se, nesse Encontro, não teremos uma oportunidade para uma cobrança mais veemente às autoridades para viabilizar a execução de projetos para a região Nordeste", destacou.
Participarão do Encontro o presidente da Regional Nordeste 2, Dom Antônio Muniz Fernandes, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, os arcebispos eméritos da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira e Dom José Maria Pires, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, o governador do Estado da Paraíba, Cássio Cunha Lima, entre outros representantes da Igreja, dos Governos Federal e Estadual e de outras instituições.
Durante os dois dias de Encontro se traçará um paralelo entre o Nordeste de 1956 e o Nordeste dos dias atuais, a fim de lançar propostas efetivas de políticas públicas prioritárias para a Região.
Programação do evento
No dia 28, às 8h30. Dom Jaime será o anfitrião na abertura do evento, onde receberá várias autoridades políticas, institucionais e religiosas. O governador Cássio Cunha Lima fará uma saudação aos participantes.
Às 9h15, haverá o Resgate Histórico do 1º Encontro dos Bispos do Nordeste. Presidindo a mesa, o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Di Cillo Pagotto.
Depois dos debates sobre o primeira tema, será apresentado, a partir das 14h, o tema "O Nordeste dos Anos 50 e O Nordeste Atual: Um Balanço Crítico", com a mesa sendo presidida pelo empresário Abelírio Vasconcelos Rocha.
No dia 29, a partir das 8h, os debates continuam com Propostas para o Nordeste do Século XXI, numa mesa presidida por Mário Antonio Borba – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba.
Ainda no dia 29, das 14h às 18h, será discutido o tema O Nordeste Atual e as Políticas Públicas Prioritárias com a presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento.
O encerramento se dará com a homenagem póstuma ao economista Celso Furtado, às 19h30min, contando com a presença do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, e leitura do Resumo do Documento Final e apresentação da Pesquisa a ser realizada entre os participantes, pela professora Tânia Bacelar.
Assessoria