Teatro de bonecos, lapinhas, cirandas e cavalo marinho estão na programação até o final do ano das ações de revitalização do Mercado de Jaguaribe, que acontecem desde o ano passado, todas as quartas-feiras, a partir das 16h, numa parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a administração do logradouro.
Diferentes artistas e grupos populares já participaram do evento, a exemplo de lapinhas, cavalo marinho, emboladores de coco, duplas de violeiros repentistas, coral e teatro de bonecos, que têm divertido de uma forma educativa os moradores do bairro, feirantes e transeuntes. Eles contam ainda com os serviços de uma difusora comunitária em pleno funcionamento, instalada no local.
A atração desta quarta feira (29), é a Lapinha São Sebastião, do bairro de Cruz das Armas, que surgiu no ano de 1991 e conta com 21 meninas, entre sete e 17 anos, distribuídas em três cordões, o Azul, o Encarnado e o do Meio, que apresentarão as jornadas Meu São José, Boa noite a todos, Vinde e vinde, De onde vem belas meninas, Vamos trocar o nosso cordão e a Leitura da cigana.
A primeira apresentação do mês de dezembro acontece na quarta-feira (6), tendo como atração o Mamulengo Joaquim Guedes, manipulado pelo mestre Vavau, filho do saudoso Joaquim Guedes, um dos maiores expoentes desta arte em nosso estado. Mestre Joaquim Guedes, nasceu no Sítio Tapuiu, pertencente o município de Alhandra, e em 1928, iniciou os seus trabalhos com bonecos, fabricando os seus primeiros personagens, entalhados em coco verde.
Na quarta-feira,13 de dezembro, a partir das 16h, é a vez da Companhia de Teatro de Bonecos Flor de Mamulengo, com o espetáculo educativo sobre o tema ecológico Mariquita dos Girassóis, dirigido pelo professor Florismá Melo. O grupo foi formado a partir da experiência acumulada por Florismá, com dois anos de especialização na Inglaterra em teatro de bonecos e outros 22 como coordenador e professor do Laboratório de Teatro de Bonecos do Departamento de Arte da UFPB. Na seqüência da programação, apresenta-se o Cavalo marinho infantil do mestre João do Boi, do Bairro dos Novais, que conta com os personagens cômicos Mateus, Birico e Catirina, e constitui uma das partes do folguedo Boi de Reis, também presente naquele bairro.
Na quarta-feira (20), o público presente terá a oportunidade de assistir e brincar com a Ciranda do Sol, do mestre Mané Baixinho, que começou a tocar ciranda com João Baça e Rocinha, divertindo as pessoas através deste ritmo lento, que lembra as ondas do mar, onde as pessoas dão as mãos e se irmanam no balanço dos braços.
Encerrando a programação do ano, na quarta-feira (27 de dezembro) haverá a apresentação da Lapinha Bom Jesus, do Conjunto Bela Vista, no bairro do Cristo Redentor, já com seis anos de existência e coordenada por Dona Ana, que desenvolve este trabalho junto àquela comunidade.
Fonte: Funjope