Viva o Centro

Viva o Centro apresenta novos curtas-metragens produzidos na PB

O projeto Viva o Centro - Arte e Cultura no Centro Histórico apresenta nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h30, os mais recentes filmes de curtas-metragens d

O projeto Viva o Centro – Arte e Cultura no Centro Histórico apresenta nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h30, os mais recentes filmes de curtas-metragens da produção paraibana (Pode entrar, Estibordo , Um fazedor de filmes e O mundo de Yan).

Após a projeção dos filmes com a presença dos respectivos realizadores, a partir das 21h começam os shows com as bandas de rock Flying Back, Sem Horas e Enquanto Isso, encerrando com discotecagem do DJ Verdee.

O Viva o Centro é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e acontece todas as sextas-feiras, na Praça Antenor Navarro. 

Projeções

Lançado esta semana, o primeiro curta a ser exibido é Pode entrar [28, colorido, 2006], onde oito adolescentes da cidade de João Pessoa conhecem e mostram a cidade através de uma viagem por cartões postais. Produzido com recursos da Funjope através do edital A Cidade e o Tempo, o documentário é o primeiro lançamento de uma série sobre a cidade de João Pessoa. O vídeo é o resultado do projeto Em que tempo estarei? Vendo o ontem e o hoje em João Pessoa, com direção de Eduardo Chaves, coordenação e produção de Ana Isaura Nogueira, fotografia de Chiquinho Sales e edição de Igor Cabral.

Em seguida, tem a exibição de um filme que fala do amor à distância de um fio – Estibordo, de Marcelo Coutinho e Mariah Benaglia [PB, 8, ficção, 2006]. Também está na programação o documentário Um fazedor de filmes, de Arthur Lins e Ely Marques [PB, documentário, 20, 2006], que se passa no período de escassez no interior da Paraíba. Após um cruel fazendeiro matar todos os pescadores, as pessoas famintas se unem para saquear a feira da cidade. Em meio a mortes perversas, vinganças, cenas de humor e um grande saque, os moradores de Soledade se encontram na praça para assistir a nova produção do cineasta amador Ivanildo Gomes.

Um outro filme que está na programação do Viva o Centro enfoca uma realidade vista por dimensões diferentes. O mundo de Yan, de Niu Batista [BR, 20, ficção, 2006) retrata a história de um jovem que vive interno numa casa de saúde, por apresentar distúrbios mentais. Mesmo nesse contexto, Yan (Joht Cavalcante) consegue mergulhar num universo encantado. As tentativas de fugas frustradas não fazem Yan desistir de chegar à Terra do Sol, o paraíso tão prometido por sua querida Dorinha (Raquel Domingues). Um mundo que ele tenta ilustrar através de origamis e desenhos, dons artísticos que Yan desenvolve com maestria.

O projeto

Viva o Centro teve início na sexta-feira (24) com o show do Clube do Choro Luar do Sertão, e se transformou instantaneamente num palco para as mais genuínas expressões culturais. O projeto tem o objetivo apostar na viabilidade econômica da região em torno da Praça Antenor Navarro e criar mais um espaço permanente para a movimentação da cena cultural pessoense.

“Um dos mais significativos bens culturais que o município de João Pessoa possui, seguramente, é o seu Centro Histórico. Um cenário capaz de encantar visitantes do mundo inteiro e que precisa, cada vez mais, seduzir seus moradores como espaço de cultura e entretenimento. Neste sentido, a Funjope, propõe com o Viva o Centro, a integração do seu projeto de política cultural ao processo de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, integrando os comerciantes, as instituições e os moradores da área num processo de desenvolvimento econômico a partir do turismo cultural de forte identidade local”, justificou Lau Siqueira, diretor-executivo da Fundação.

Fonte: Secom JP

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

“Mafalda” vai ganhar série animada na Netflix

2

Cinema

Ex-ator ainda recebe cachê por única fala no filme Titanic quando ainda era criança

3

Cinema

Filmes paraibano super-8 são tema de mostra especial em Nova York

4

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

5

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira