Após o anúncio do pagamento do 13º salário aos servidores estaduais e municipais que deve ocorrer até o dia 20 de dezembro, o comércio de João Pessoa já se prepara para as vendas do período natalino, considerado entre os lojistas como o maior evento do ano. No mês de dezembro, além das facilidades oferecidas e do prazo estendido, as lojas procuram oferecer descontos extras para atrair os consumidores.
Além da tradição de compras do Natal, os lojistas apostam ainda no 13º salário dos consumidores que possuem renda fixa. Para garantir as vendas, a maioria das lojas, devem abrir as portas nos domingos, a partir do próximo (03), segundo informações repassadas pelo Sindilojas.
Através de uma pesquisa realizada no mês de outubro, pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) em parceria com o Sebrae, revelou as expectativas dos consumidores para as compras no período natalino.
Sobre o destino do décimo terceiro salário, a maioria das respostas (50,29%) indica que será destinado para o pagamento de dívidas contraídas anteriormente. Os gastos com compras (39,02%) vêm em seguida. O percentual de 23,70% dos entrevistados disse que vão depositar o décimo terceiro na poupança. Para férias e passeios, 10,12%. E apenas 1,73% dos entrevistados farão investimento.
Alguns consumidores disseram que se um bom desconto for oferecido, eles preferem usar o décimo terceiro para comprar a vista. Porém, a forma de pagamento que deve liderar nas compras natalinas será a venda a prazo (70,45%). Por outro lado, 44,19% pretendem comprar á vista.
Na tal pesquisa, foram entrevistadas 445 pessoas no Centro e em grandes shoppings de João Pessoa.
Valéria Sinésio
ClickPB