O jornalista, poeta e escritor Edônio Alves lança nesta terça-feira (5), no LiterArte Musical, o livro "Ligações perigosas – as relações entre jornalismo e literatura na década de 70". Também nesta terça-feira, o cantor e compositor Erivan, líder do Grupo Tocaia, faz um apresentação especial. A noite terá, ainda, show de Cristiano, sarau poético comandado por Petra Ramalho e sorteio de livros distribuídos pelo Sebo Cultural. O evento acontece no Mister Caipira, em Manaíra, a partir das 21 horas. Este é o último LiterArte Musical de 2006. O projeto volta no próximo ano, após um breve recesso.
"As ligações perigosas – Relações entre literatura e jornalismo na década de 70 no Brasil" é fruto da tese de mestrado de Edônio Alves na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sai pelo da editora Universitária. Edônio utiliza-se de três obras – "O que é isso, companheiro?", de Fernando Gabeira (1979), "Em câmara lenta", de Renato Tapajós (1977) e "As confissões de Ralfo", de Sérgio Sant´anna (1975) – para subsidiar sua pesquisa. O processo de escolha dos três romances estudados se deu pelo fato de os três se encaixarem perfeitamente no método operacional da sua abordagem crítica.
Edônio Alves Nascimento nasceu em Solânea, Paraíba, em 1964. É poeta, jornalista e escritor. Trabalhou nos jornais O Norte e o Momento, da capital paraibana, no suplemento regional da revista Veja e nas televisões Cabo Branco (afiliada da Rede Globo) e O Norte (SBT) como repórter e editor, respectivamente. Tem mestrado em Literatura Comparada pela UFRN e é professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba. Em 1992 publicou, pela Editora Idéia, de João Pessoa, Essa doce alquimia, sua primeira obra em poesia. Seu segundo livro de poemas, intitulado e Os amantes de Orfeu & poemas de rima interior, foi publicado em 1999 pela Editora Manufatura, também de João Pessoa. A ferrugem e o mármore: cinco contos quase-reais, coletânea de estórias curtas com a qual iniciou uma experiência criadora na área de ficção, foi publicado em 2004 também pela Editora Idéia. Tem ainda inédito As artes da bola: crônicas ou quase-ensaios de futebol e cultura, fruto de sua atuação como cronista semanal do jornal A União e do site na internet, soesporte.com.br, de João Pessoa. Este As ligações perigosas: relações entre literatura e jornalismo na década de 70 no Brasil, que sai agora pela Editora Universitária da UFPB, é o resultado de pesquisa feita para a sua dissertação de mestrado, produzida junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Coordenado por Linaldo Guedes e Petra Ramalho, o LiterArte Musical foi criado em agosto do ano passado e já homenageou diversos poetas e escritores, a exemplo de João Cabral de Mello Neto, Vinicius de Morais, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Lau Siqueira, Antônio Mariano, Amador Ribeiro Neto, Sérgio de Castro Pinto, Astier Basílio, André Ricardo Aguiar, entre outros. A idéia do projeto é unir num mesmo espaço música, teatro e literatura.
Redação