O Programa Boa Tarde Paraíba voltou a ser transmitido por uma rede de emissoras de rádios nesta segunda-feira (4). Neste primeiro programa após as eleições, o governador Cássio Cunha Lima fez um balanço das ações realizadas pela administração estadual e por quase uma hora atendeu telefonemas de ouvintes e falou das ações que pretende realizar a partir do próximo mandato. “Não será um novo governo, mas sim um governo novo”, assegurou.
O governador foi enfático ao dizer que as prioridades da sua nova administração, que começa em janeiro, será a geração de oportunidades de trabalho, garantindo que terá um novo olhar para a educação, segurança e saúde. E reafirmou que, a exemplo da sua gestão nestes quatro anos, estará com sua atenção voltada para todos os municípios.
Como esforço para a geração de empregos, ele reafirmou o desejo de realizar concursos públicos no Estado, nas áreas da Educação e da Saúde, a partir do próximo ano e, a curto prazo, para a Polícia Militar, mesmo já tendo aumentado o efetivo da PM e da Polícia Civil.
Cássio comentou que deverá promover cortes de gastos na máquina administrativa para obter recursos que sejam revertidos em investimentos e em ações que ajudarão na geração de empregos e melhoria da condição de vida das pessoas. O governador garantiu que vai trabalhar para atrair mais investimentos destinados ao setor industrial, tentar atrair novas empresas e fortalecer o turismo, setor que considera importante nesse momento.
O governador observou que uma tendência no mercado europeu é o turismo de eventos destinados à terceira idade e o turismo de moradia. “Hoje muitas pessoas que moram na Europa estão com o olhar voltado para o Nordeste, inclusive adquirindo casas para passar o período de férias”.
Apoio
Mais uma vez, Cássio disse que precisará do apoio dos parlamentares para que o Governo do Estado possa obter recursos junto ao governo federal, destacando as obras de construção de novo terminal de passageiros e ampliação das reformas no Aeroporto Castro Pinto.
A construção de estradas e a realização de obras de infraestrutura também ocuparam espaço do programa de reestréia do governador, principalmente para responder indagações de pessoas que fizeram ligações.
Sobre sua viagem a Portugal, Cássio comentou ter sido de grande importância, tendo em vista os contatos feitos com empresários do setor imobiliário que manifestaram o desejo de vir fazer investimentos na Paraíba. E adiantou que, ainda no primeiro semestre de 2007, as obras do Centro de Convenções de João Pessoa estarão sendo iniciadas. No momento, o processo de licitação está passando por uma reformulação dos custos da obra.
Lula
Com relação ao seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo depois das eleições, o governador Cássio Cunha Lima considerou importante por ter sido uma oportunidade para se avaliar as parcerias que vêm sendo realizadas e as que poderão ser efetivadas a partir do próximo ano.
Ele revelou também ter discutido com o presidente a questão das dívidas dos Estados, a começar pela Paraíba que, no próximo ano, vai desembolsar R$ 350 milhões para quitação de parcelas. Informou que sugeriu a criação de um fundo onde os Estados se comprometeriam a fazer investimentos com esses recursos, criando oportunidades de trabalho e renda para as famílias. Outros assuntos abordados com o presidente, conforme disse, foram a instalação de uma usina de biodiesel no Estado e a extração de petróleo no município de Sousa.
Cássio ainda fez um comentário sobre o pagamento dos salários dos servidores estaduais referentes a novembro e dezembro, além do 13º salário, que vão injetar na economia do Estado R$ 330 milhões. O governador observou que somente 14 mil servidores vão optar pelo empréstimo consignado junto ao Banco Real e Banco do Brasil. E com o detalhe de que, este ano, a operação será feita por telefone, para a grande maioria correntista do Real.