O vereador oposicionista Aníbal Marcolino (PDT) disse na manhã desta terça-feira, 05, em sessão na Câmara de Municipal de João Pessoa, que as doações feitas por secretários do prefeito da capital, Ricardo Coutinho (PSB), para a campanha do então candidato a deputado estadual, Alexandre Urquiza (PSB), são no mínimo “imorais”. “Para que se tenha idéia o procurador do município, Gilberto Carneiro, doou oito mil reais, fora a generosidade da secretária de Saúde, Roseana Meira, que contribuiu com a quantia de sete mil reais, além de outros nomes como o do secretário de Planejamento, Luciano Agra, que desembolsou cinco mil reais para o ex-superintendente da Emlur”, disparou o pedetista.
Jogando mais lenha na fogueira, Aníbal apresentou a declaração de gastos do vereador e também candidato nas últimas eleições, Fuba (PSB), que não recebeu sequer um centavo dos auxiliares do prefeito. “É um pena que a vereadora Nadja não esteja aqui para mostrar que ela também não recebeu a mesma generosidade dos secretários de Ricardo, mas tudo isso associado ao pronunciamento em que a vereadora socialista revelou que teve gente que recebeu mais de um milhão para campanha e trinta mil reais para boca de urna, mostra que estas contribuições podem até ser legais mas são inegavelmente imorais”, reiterou.
O pronunciamento de Aníbal gerou reação imediata do líder da base de sustentação de Ricardo na capital, vereador Benilton Lucena (PT), que garantiu não existir nenhuma irregularidade nas contas de Urquiza. “Se Urquiza tivesse me pedido uma ajuda, eu estaria na mesma lista apresentada por Aníbal. Não existe nenhum problema quanto a isso e quem diz isso é o próprio TRE que já aprovou as contas do então candidato e tenho certeza que candidatos apoiados pelo governo do Estado também receberam doações de secretários”, respondeu.
Já no fim da sessão, Aníbal lançou um desafio a Benilton e disse ao líder do governo que se for apresentada uma declaração de gastos de campanha de algum dos candidatos apoiados pelo governador reeleito, Cássio Cunha Lima (PSDB), que tenha recebido doações de secretários, o próprio pedetista vai a tribuna para fazer a denúncia. “Esta prática não existiu do nosso lado e se Benilton tiver provas que apresente”, desafiou.
Veja a declaração da receita de campanha do candidato:
Janildo Silva
ClickPB