Política

TSE deve adiar julgamento de prestação de contas da campanha de Lula

Partido prometeu para as próximas horas apresentar uma declaração retificadora da prestação de contas já protocolada, mas que foi alvo de observações de técnico

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não deve julgar hoje a prestação de contas da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido prometeu para "as próximas horas" apresentar uma declaração retificadora da prestação de contas já protocolada, mas que foi alvo de observações de técnicos e analistas do tribunal.

No tribunal, a avaliação é que o ministro Gerardo Grossi não deve ter tempo suficiente para avaliar a retificação a ser apresentada pelo PT. O TSE concedeu um prazo de 72 horas para que o presidente Lula se manifesta sobre o parecer preparado pela equipe de técnicos e analistas da Secretaria de Controle Interno da instituição.

No parecer, a equipe recomenda a desaprovação das contas da campanha do presidente Lula. Entre os vários problemas, a equipe aponta entre as doações de R$ 9,878 milhões uma série de receitas estimadas que deveriam ser declaradas com a descrição, quantidade, valor unitário dos bens ou serviços e fonte de avaliação dos preços praticados no mercado. Segundo os técnicos, sem o detalhamento, não foi possível identificar adequadamente as receitas indicadas.

Em nota, o tesoureiro de campanha, José de Filippi Júnior, afirmou que essas observações são apenas "formalidades" em relação ao lançamento de despesas e doações.

"O Comitê informa que todas as divergências apontadas serão prontamente sanadas nas próximas horas, em prestação de contas retificadora, possibilidade expressamente admitida na legislação eleitoral", afirma Filippi. 

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em discurso de posse, Paulinho Freire anuncia que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”

2

Política

Após novo adiamento, Epitácio Viturino revela ação judicial para realizar eleição da Câmara Municipal de Santa Rita

3

Política

Jackson Macêdo diz que é contra anistia para envolvidos nos atos de oito de janeiro

4

Política

Cabo Gilberto volta a defender anistia para os presos no ato de 8 de janeiro: “Prisões ilegais e inconstitucionais”

5

Política

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Santa Rita é adiada mais uma vez