O Sindicato Nacional dos Controladores de vôo divulgou nota repudiando veementemente todas as insinuações de que eles estariam fazendo uma sabotagem nos equipamentos de comunicação do tráfego aéreo. O presidente do sindicato, Jorge Botelho, disse hoje, no Congresso, que o problema de ontem, que vem resultando em diversos atrasos e cancelamentos de vôos aconteceu devido a uma falha em um determinado equipamento, que impossibilitou o trabalho dos controladores.
Botelho também negou que o setor esteja fazendo qualquer tipo de greve. "Uma greve é quando o setor pára. O que estamos fazendo é adotando medidas de segurança. O problema hoje é a falta de pessoal que impossibilita o fluxo igual ao que tínhamos anteriormente."
O presidente do sindicato também respondeu diretamente ao presidente do Clube da aeronáutica o brigadeiro da reserva Ivan Frota, que ontem acusou o setor de fazer sabotagem. Para Botelho, o brigadeiro não sabe o que está falando e, por isso, faz declarações mentirosas. "Se ele tivesse coragem e tivesse certeza dessa mentira, ele acionaria os meios jurídicos para nos punir e não ficaria falando besteira como está agora."
O novo comandante do Cindacta-1, Carlos Traquino, também em entrevista coletiva ontem, disse não acreditar em sabotagem dos controladores. Ele informou que abrirá sindicância para apurar as falhas que aconteceram nos equipamentos de Brasília ontem.
Redação Terra