Começa na próxima semana a III Bienal do Desenho realizada na Paraíba, que ficará abrigada no Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego. De 14 a 23 de dezembro (sábado).
Partindo do tema: “Desenho, desígnio: tudo é desenho”, a curadoria da Bienal tem assinatura do artista visual e Coordenador de Artes Plásticas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Diógenes Chaves.
Esta terceira edição pretende ser espaço de convivência entre as diversas expressões do desenho paraibano. Para alcançar este objetivo, a programação da bienal apresenta uma programação que levantará uma discussão conceitual do desenho e seus diversos tipos de suportes e representações.
A Bienal será aberta oficialmente ao público às 20h desta quinta-feira (14), porém, já pelas 9h estará sendo realizada a oficina “Desenho Livre”, que será ministrada pelo grupo Made In Paraíba, no Auditório 2. No período da tarde tem início no mesmo local, às 14h a oficina de “Humor Gráfico e Tirinhas”, com o cartunista Edgar Vasques.
Por entre as exposições, o público poderá percorrer um universo bastante produtivo na Paraíba, que tem representantes reconhecidos nos mais diversos tipos de desenho.
Desde as técnicas do desenho para Histórias em Quadrinhos, á caricaturas e aos mangás, o visitante terá a oportunidade de
conhecer de perto também técnicas como a charge e o humor gráfico.
Haverá ainda durante a Bienal, um encontro de RPG e exibição de animes.
O coletivo MADE IN PB, que vem conquistando as páginas dos jornais paraibanos e as páginas da MARVEL, gigante entre as editoras de HQs das Américas e detentora das direitos autorais do Homem Aranha e Batman, apresenta o universo HQ que percorre o mundo e como muitos de seus desenhos são produzidos na Paraíba.
Além das exposições, também estão sendo oferecidas ao público as seguintes oficinas: Desenho Livre, Humor
Gráfico e Tirinhas, Escultura em Massa Epoxi, Pintura, Desenho para HQ e Origami.
Uma mesa-redonda e uma palestra estão previstas para acontecerem no segundo e terceiro dia de evento às 17h.
A primeira, no dia 15, tem como tema: “Desenho, HQ e Humor” que terá como coordenadores, o cartunista
Edgar Vasques, os quadrinhistas Mike Deodato, Henrique Magalhães e Deodato Borges – criador do primeiro personagem de HQ da Paraíba, o Fama; e o jornalista e videasta Audaci Junior, que estará lançando, na ocasião, um livro sobre HQ.
Já no dia 16, o quadrinhista Alberto Pessoa fala sobre “Quadrinhos na Educação: Uma Proposta Didática para a Educação”.
Segundo a coordenação do evento, o acesso tanto à exposição quanto às oficinas e todas as outras atividades propostas pela bienal serão gratuitas.
A III Bienal do Desenho é uma realização do Governo do estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado e Sub-secretaria de cultura do governo.
Informações: (83) 3211.6224/6225
Redação, com Assessoria da Funesc