Orquestra de Câmara

Mozart é homenageado hoje pela Orquestra de Câmara de João Pessoa

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob regência do maestro Gustavo Ginés de Paco de Gea, realiza, hoje, a partir das 21h, no Cine Bangüê do Espaço

A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, sob regência do maestro Gustavo Ginés de Paco de Gea, realiza, hoje, a partir das 21h, no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, o Festival Mozart, numa homenagem ao grande mestre austríaco da música universal. O evento é promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A entrada é franca. 

Apresentação

O Concerto será dividido em três partes, apresentando, na primeira delas, as composições Ouverture, As Bodas de Fígaro, de 1786, de Mozart, seguida do Concerto N° 12 em LA Maior (K.414) para piano, com os movimentos Allegro, Andante e Allegretto e a presença da solista Beatriz Felman.

A segunda parte traz a Sinfonia Concertante para Sopros, de Mozart, dividida nos movimentos Allegro, Adágio e Andantino con Variazioni, acompanhado pelos solistas João Johnson dos Anjos, tocando o instrumento oboé; Carlos Rieiro, na clarineta; Egón Figueroa, no fagote, e Cisneiro Andrade, com a trompa. O concerto terá a regência do maestro Gustavo Ginés de Paco de Gea. 

Homenageado

O concerto de hoje da Orquestra de Câmara homenageará um dos maiores gênios da música clássica, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, nascido em 1756, em Salzsburg. Aos três anos de idade, o músico já conseguia tirar melodias do cravo e chorava quando alguém tocava alto demais ou de forma muito discordante.

Aos quatro anos, Mozart já tocava violino e cravo de forma tão fluente quanto uma criança com o triplo de sua idade e o triplo de tempo de estudos musicais. Ao completar cinco anos, já compunha minuetos e outras peças pequenas.

Mesmo tendo uma vida totalmente movimentada, aos 12 anos Mozart já era um compositor de altíssima qualidade, seus métodos de composição, no entanto, eram um tanto quanto diferentes. Por ter tido uma vida cheia de viagens, Mozart criou uma maneira de compor bastante particular: primeiro criava a música em sua cabeça, até em seus menores detalhes, enquanto fazia outras coisas como jogar bilhar e ensinar piano.

Depois, logo que tinha a oportunidade de sentar-se em frente a uma partitura em branco, escrevia a música que trazia em sua cabeça com tal fervor e rapidez que não houve quem não tivesse ficado impressionado com tamanha força criadora, escrevendo a música como se estivesse apenas copiando uma partitura que já sabia de cor.

Mozart, apesar de possuir um grau de inteligência ímpar, era absolutamente incapaz de controlar sua vida financeira, tendo sido ciceroneado até os 30 anos por seu pai, quando este veio a falecer. Casado com Constanza, a qual era tão imprudente com relação ao dinheiro quanto o próprio Mozart, passou a viver atolado em dívidas e sob condições de extrema pobreza.

O regente Gustavo de Paco fala da importância desta homenagem realizada pela Orquestra de Câmara. "Neste Concerto, a Orquestra de Câmara homenageia o famosíssimo autor austríaco, nos 250 anos do seu nascimento. Aproveitando esta oportunidade, será executado um concerto de piano, sendo esta a primeira vez, com o acompanhamento de um solista deste instrumento, comemorando os cinco anos do inicio de suas atividades".

Serviço
Festival Mozart – Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa
Local: Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rego
Quando: 7/12 (quinta-feira)
Horário: 21h
 A entrada é franca. 

Fonte: Jornal O Norte

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Trânsito é alterado no Parque das Três Ruas devido aos Jogos da Juventude

2

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Proclamação da República na Paraíba

3

Cotidiano

Sancionado título de cidadão paraibano ao ministro José Afrânio Vilela, do STJ

4

Cotidiano

Ministério Público pede retirada de 33 estabelecimentos irregulares de áreas de restinga em Cabedelo

5

Cotidiano

Estiagem: prefeito de Campina Grande prepara renovação de decreto de emergência