Mesmo com uma atuação distante de seus melhores momentos, o Barcelona pode viajar tranqüilo ao Japão para conquistar seu segundo título mundial de clubes. Perseguido por Real Madrid e Sevilla, a equipe catalã assegurou uma folga na liderança do Campeonato Espanhol ao vencer a Real Sociedad por 1 a 0 e chegar aos 33 pontos na 14ª rodada da competição.
Ronaldinho comemora seu 11º gol pelo Espanhol, na vitória contra a Real Sociedad
BARÇA PROCESSA JORNAL FRANCÊS
Com chegada programada a Tóquio na próxima segunda-feira, o Barcelona passou um pouco de sufoco para superar a marcação forte da Real Sociedad, que com a derrota parou nos seis pontos e se manteve na zona de rebaixamento.
A vitória permite ao Barcelona, inclusive, voltar da disputa do Mundial de Clubes ainda como líder da competição, o que vai depender do desempenho de Real Madrid e Sevilla, que se enfrentam ainda neste sábado e terão um jogo a mais no próximo dia 20 de dezembro, quando o Barcelona voltará à disputa do Espanhol, em confronto ante o Atlético de Madrid, no Camp Nou.
O Barcelona perderá uma rodada, a próxima, quando enfrentaria o Bétis, jogo que já foi remarcado para o dia 24 de janeiro, em Sevilha. Enquanto isso, a equipe de Ronaldinho Gaúcho estará no Japão para a disputa do Mundial, em que irá enfrentar o vencedor do confronto entre América, do México, e Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul.
Caso vença na semifinal, o Barcelona pode vir a encontrar o Internacional, time brasileiro que representa a América do Sul por ter vencido a última Libertadores.
O jogo
Em sua última partida antes do Mundial, o Barcelona não entrou com seus titulares, principalmente no seu sistema defensivo. E apesar de contar com seu trio ofensivo titular, com Ronaldinho Gaúcho, Giuly e Gudjohnsen, a equipe enfrentou dificuldades para vencer o frágil Real Sociedad.
Mas, mesmo permitindo algumas brechas perigosas para o adversário, o Barcelona pressionou bastante no primeiro tempo e chegou a ter dois gols anulados, em conclusões de Gudjohnsen e Xavi. E teve um lance de brilho de Ronaldinho Gaúcho, que pegou um belo voleio, mas mandou para fora, aos 31min.
O Barcelona, no entanto, não conseguia manter um ritmo intenso com regularidade, e dependia demais dos lances de Ronaldinho Gaúcho, que acabou sendo o responsável pela vitória, quando aos 15min da etapa final escorou com precisão cruzamento de Giuly para superar o goleiro Bravo.
E, mesmo após o gol, o Barcelona não deixou de passar por problemas, oferecendo chances para a Real Sociedad tentar o empate, o que se intensificou aos 39min, depois que o lateral brasileiro Sylvinho levou seu segundo cartão amarelo e foi expulso.
Já nos descontos, o goleiro Victor Valdés fez uma defesa espetacular, espalmando bola cabeceada para escanteio.
Fonte: uol