As últimas semanas foram de dúvida sobre o provável lançamento da Ferrari Dino. Inicialmente, a Casa de Maranello deixou escapar que estaria desenvolvendo um novo “modelo de entrada”, sucessor da F430. Na semana seguinte, a empresa se prontificou a desmentir todos os boatos, afirmando que não faria nenhum veículo “barato”. Entretanto, a revista americana Auto Show foi atrás das pegadas deste novo cavalo e descobriu que a Ferrari está em fase avançada de produção do bólido. A F420 Dino, como vem sendo chamada provisoriamente, será equipada, de acordo com as expectativas, com um bloco 4.2 litros V8 de 480 cv (10 cv a menos que a F430).
Sua carroceria deverá ser um misto entre 599 GTB e a Dino dos anos 1970. Com uma grande “boca” e faróis saltados – ao melhor estilo 599 –, ela teria grandes entradas de ar nas laterais e uma traseira bastante robusta, seguindo os contornos utilizados atualmente nos modelos da marca. Mas a Fiat, detentora da Ferrari, e o estúdio Pininfarina ainda não entraram em um acordo sobre qual estilo adotar. Enquanto a Fiat acredita que o teto rígido seja a melhor escolha, a empresa responsável pelo design prefere algo ao estilo targa (com teto panorâmico) ou descapotável.
Segundo adiantou a publicação, a nova Dino deverá brigar com o Porsche 911 Turbo e o Aston Martin V8 Vantage, a exemplo de sua antecessora, e certamente se posicionará em uma faixa de preço entre 82 000 e 90 000 libras (algo próximo a R$ 350 000). Ela tem previsão de chegada ao mercado em 2009.
Mas para quem pensa que a Dino “matará” a F430, lançada em 2004, a marca do cavalo rampante prepara uma surpresa: este bólido tem grandes chances de ser “promovido” ao ganhar um motor de 5 L V10 capaz de gerar 550 cv de potência. Para isso, basta esperar até 2008. Dois anos depois, é provável que ela receba uma nova maquiagem.
Terra