Um dado no mínimo preocupante foi apresentado hoje, 11, na palestra do procurador do Ministério Público Federal, Fábio George, durante as comemorações do dia de combate a corrupção na seccional da OAB na Paraíba. Segundo o procurador dados da CGU apontam para esquemas de corrupção funcionando em 82% das prefeituras municipais da Paraíba. “O mais grave é que nosso Estado, assim como o Rio Grande do Norte, pode se considerar um privilegiado, afinal no restante dos entes federativos da região nordeste 100% das gestões apresentam falhas graves”, disse.
Fábio disse ainda, que se calcula que 4% do PIB brasileiro literalmente escorre pelo ralo da corrupção. “Os casos de desvio do dinheiro público passam por licitações fraudadas, superfaturamento de preços de obras, pagamentos de serviços não executados, falsificação de notas fiscais e contratação de empresas de parentes, arrancando boa parte do dinheiro do povo. Para que se tenha uma idéia estes 76 bilhões roubados poderiam aumentar nove vezes a bolsa família ou ainda distribuir 400 reais para cada cidadão”, afirmou.
Segundo o procurador, só o escândalo das sanguessugas funcionou em 10% das prefeituras do país. “A participação de órgãos como a Polícia Federal, MPF, MPE e tantos outros colaboradores é fundamental para o trabalho dos fiscalizadores. Aqui na Paraíba foi assinado um termo de colaboração que envolveu diversos órgão e o próprio Focco, que utiliza o disk denúncia com mais de 300 denúncias, só este ano”, revelou.
Janildo Silva
ClickPB