Cumprindo o calendário de fiscalização para garantir a acessibilidade, o curador do Cidadão, Valberto Lira, visita na tarde desta quarta-feira (13), junto com integrantes da Comissão de Acessibilidade, a loja Esplanada, localizada no Centro da capital.
Segundo o curador serão fiscalizadas as condições de acesso do local, ou seja, as escadas, os elevadores, as entradas e provadores.
Um cronograma de visitas aos prédios públicos, bem como aos prédios de uso público foi traçado pela Curadoria do Cidadão no mês de novembro. Fazem parte da Comissão de Acessibilidade os representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PB); Corpo de Bombeiros; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Secretaria de Planejamento (Seplan) e Sindicato dos Engenheiros e Instituto dos Arquitetos do Brasil.
A primeira fase da fiscalização tem o objetivo de visitar lojas de grande porte, shoppings centers, teatros, cinemas, agências bancárias e afins. “Vamos visitar locais que são freqüentados assiduamente para garantirmos os direitos de acessibilidade”, destacou.
Algumas lojas do Centro de João Pessoa não oferecem as condições adequadas de acesso para cadeirantes, e na maioria das vezes, eles são obrigados a subir pela escada normal com a ajuda de terceiros.
Valéria Sinésio
ClickPB